Do UOL — Deu a lógica no Al Bayt. A Holanda confirmou o favoritismo diante do pior anfitrião da história das Copas, venceu o Qatar por 2 e 0 e avançou com o primeiro lugar do Grupo A da Copa do Mundo. Os holandeses construíram o resultado com gols de Gakpo —que assume a artilharia do torneio ao lado de Enner Valencia e Mbappé, todos com três— e De Jong. A segunda vaga da chave ficou com Senegal, que bateu o Equador por 2 a 1.
O Grupo A chegou na última rodada com promessa de muita matemática para definir classificados e primeiro colocado, já que Holanda e Equador entraram em campo empatados na liderança em pontos (4), vitórias (1), saldo de gols (2), gols pró (3) e gols contra (1). Desta forma, ficaria com o primeiro lugar quem vencesse o seu jogo por uma diferença de gols superior à do rival. Mas isso nem foi preciso.
Com a derrota do Equador, a Holanda acabou a primeira fase isolado na liderança do Grupo A, com sete pontos, cinco gols marcados e apenas um sofrido (no empate com Equador). Senegal ficou com o segundo lugar, com seis pontos, contra quatro do Equador. O Qatar, por sua vez, se despediu da torcida com a terceira derrota em três jogos, algo inédito para um anfitrião — e mais uma vez sem balançar as redes, assim como foi na estreia.
O adversário da Holanda será conhecido ainda hoje (29), com os jogos das 16h (de Brasília) do Grupo B: País de Gales x Inglaterra e Irã x Estados Unidos. Quem ficar com o segundo lugar da chave, abrirá a fase de oitavas de final contra a Laranja Mecânica já neste sábado (3), às 12h (de Brasília), no estádio Khalifa International.
Com as classificações, Holanda e Senegal agora se juntam a Brasil, França e Portugal, seleções que garantiram vaga nas oitavas de final antes mesmo da terceira rodada.
Veja também