Por Renato Machado, da Folha – O presidente Jair Bolsonaro (PL) falou durante café da manhã no Palácio do Alvorada que a “história pode se repetir”, após ter citado diversos momentos de ruptura democrática, como o golpe militar de 1964.
“Seguramente passamos por momentos difíceis, a história nos mostra: 22, 35, 64, 16 e 18. Agora em 22. A história pode repetir. O bem vencendo o mal”, afirmou o presidente.
“Estamos aqui porque acreditamos no nosso povo e o nosso povo acredita em Deus. Tenho certeza que com perseverança, fazendo aquilo tudo que pudermos fazer (…) continuaremos nos orgulhando do futuro que deixaremos para essa criançada que está aí”, completou.
A fala aconteceu durante café da manhã no Palácio do Alvorada, na qual Bolsonaro recebeu ministros, parlamentares e empresários investigados pelo STF.
Em entrevista para a TV Brasil, pouco antes de sair para o desfile, o presidente também conclamou os brasileiros a saírem vestindo verde e amarelo durante o 7 de setembro, afirmando que a liberdade e o futuro dos brasileiros estão em jogo.
“Então, o povo brasileiro que hoje está indo as ruas pra festejar 200 anos de independência e uma eternidade de liberdade. O que está em jogo é a nossa liberdade e o nosso futuro. A população sabe que ela é aquela que dá o norte para nossas decisões. Todos do Brasil, compareçam às ruas. Dá tempo ainda, de verde e amarelo, a cor da nossa bandeira, para festejar e comemorar a terra onde vivemos, uma terra prometida, que na verdade é um grande paraíso”, afirmou o presidente.
Bolssonaro disse que sua chegada ao poder fez ressurgir o patriotismo e o orgulho de vestir roupas com as cores da bandeira.
“Começou a se falar em Deus abertamente, coisa que era proibido aqui na praça dos Três Poderes. Essa participação, cada vez maior da nossa população nesses momentos o que nos dá força, nos oxigena para ganhar muito mais coragem e defender o futuro da nossa pátria”, afirmou o presidente, que pediu para que os brasileiros lutem por sua pátria e por sua liberdade.