Da Redação do Blog — O Presidente Lula (PT) desembarcou nesta terça-feira (20/06) em Roma, capital da Itália. Acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, Lula foi recebido por autoridades italianas e do Vaticano.
Lula deve se encontrar ainda hoje com o Sociólogo Domenico de Massi, autor do livro O Ócio Criativo. Amanhã, estão previstos encontros com o Papa Francisco, o Presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o Prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

Na quinta-feira (22/06), Lula deve embarcar para Paris, na França, onde participará da cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global. Também está agendado um almoço com o Presidente Francês, Emmanuel Macron. Ainda na capital francesa, Lula foi convidado por Chris Martin, vocalista do Coldplay, para discursar no festival de música Power Our Planet.
Criticado por uma suposta omissão em relação à articulação política com o Congresso, esta é a terceira vez que Lula visita a Europa neste semestre. Ao todo, já são 11 países visitados em 172 dias de governo, nos quais o presidente passará 28 dias fora do Brasil.
O plano de Celso Amorim de levar Lula ao protagonismo na geopolítica mundial está em “velocidade máxima”.