Por Ricardo Antunes — Enquanto a economia nacional patina, o mercado de luxo brasileiro foi o que menos sofreu na pandemia, na comparação com outros países, impulsionado por uma elite que não parou de gastar mesmo longe das lojas físicas. Impedidos de viajar para o exterior por conta das medidas sanitárias e do atraso da vacinação contra a Covid-19, os mais ricos consumiram alto em seu próprio quintal, informa Eduardo Graça, no Globo.
O resultado, que dados iniciais mostram ser ainda melhor este ano com a reabertura dos centros comerciais, motivou a Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael) a lançar, na segunda quinzena de novembro, a campanha Compre no Brasil, voltada para o setor.
— Durante um ano e meio não se pôde gastar com avião, hotel, gastronomia, eventos culturais. Esse dinheiro represado pelos mais ricos foi para o consumo virtual nas grifes, a hotelaria boutique local, que vive seu melhor momento em duas décadas, os carros top e o mercado imobiliário de luxo, em franca expansão. — diz Carlos Ferreirinha, presidente da MCF consultoria e um dos principais especialistas do setor no país.
Ele diz que os próximos meses serão a prova dos nove para mostrar se, de fato, esse consumidor seguirá comprando mais no país do que lá fora, com a reabertura dos países para o turismo.
VICE
Jair Bolsonaro já disse a pelo menos dois aliados que está à procura de companheiros de chapa que tenham prioritariamente o seguinte perfil: um político do Nordeste (para ajudar no combate a Lula) ou da região Sul.

CANDIDATO
Falando em vice, Hamilton Mourão tem se movimentado para ser candidato ao governo do Rio de Janeiro. Já teve conversas com empresários. Por enquanto, porém, prefere estrategicamente negar tal possibilidade.
PLANOS
Mourão chegou a ser procurado pelo próprio presidente da República, que o questionou quais seus planos para 2022. O general, que já viu o chefe propalar publicamente que sonha com outro vice para disputar a reeleição, disse que só definirá o que fazer em março. ,Mas deixou as portas abertas caso o presidente resolva mantê-lo na vaga.
REALIDADE
A equipe econômica prevê que a inflação anualizada feche 2021 entre 9,3% e 9,5% — a mais alta desde 2003.

EXPECTATIVA
Para 2022, a expectativa é de 4,2%, em linha com as previsões do mercado financeiro.
IMPROVÁVEL
Apesar de Lula querer emplacar um empresário ou uma pessoa de centro, ou centro-direita na sua chapa em 2022, o PT vê essa possibilidade cada vez mais distante.
FATOR PSB
O mais seguro, no cenário de hoje, é que a vaga de vice seja ocupada por alguém indicado pelo PSB, com quem Lula voltou a ter um diálogo próximo.
TERCEIRA VIA
Sem contar o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula, Ciro e Doria são os que movimentam mais seguidores e possuem mais interações nas principais redes, segundo levantamento feito pela consultoria Quaest.

ESTRATÉGIAS
O primeiro, como governador de SP, consegue mobilizar seus seguidores com temas voltados à sua gestão. Já Ciro Gomes adotou uma estratégia de ataque contra Lula e Bolsonaro – analisa Jonatas Varella, Diretor de Dados da Quaest.
CONFIDÊNCIA
O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, confidenciou a tucanos próximos que foi procurado recentemente por caciques do DEM que queriam conversar sobre as prévias tucanas.
CONDIÇÃO
Os dirigentes disseram que a União Brasil, presidida pelo deputado Luciano Bivar, só dará apoio à candidatura presidencial do partido se o vencedor da disputa for Eduardo Leite.
FOTO DO DIA:








