Da Redação do Blog – Joe Biden, presidente dos EUA, afirmou que a explosão do hospital Ahli Arab, em Gaza, parece ter sido “obra do outro lado” após desembarcar em Israel em um dos momentos de maior tensão no conflito entre o país e o Hamas.
A declaração foi dada em conversa com Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, nesta quarta-feira (18). Biden também disse ter se sentido bastante triste e revoltado com o ataque ao hospital.
“Segundo o que observei, parece que foi obra do outro lado, não de vocês”, disse Biden. Ele também afirmou que “há muita gente por aí” que não tem essa certeza.
O bombardeio no hospital Ahli Arab, na Faixa de Gaza, matou centenas de pessoas nesta terça-feira (17). O governo palestino chamou o ataque de genocídio e acusou Israel. Já Netanyahu disse que o ataque foi obra de “terroristas selvagens”, se referindo à Jihad Islâmica. O porta-voz do grupo aliado ao Hamas negou as alegações israelenses.
O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, decretou três dias de luto pelo ataque ao hospital, considerado um massacre pela Autoridade Palestina. Desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas iniciou diversos ataques contra Israel a partir da Faixa de Gaza, mais de 4 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas.
Visita de Biden
A visita de Biden a Israel tem como objetivo mostrar o apoio dos EUA ao país e evitar que o conflito envolva outros países na região. Biden fará perguntas difíceis como um amigo, mas também quer desenvolver um plano com Israel para a criação de um corredor humanitário que ajude civis a sair da Faixa de Gaza.