Da Redação do Blog – O Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo presidente Lula, elegeu apenas seis prefeitos em Pernambuco no primeiro turno das eleições municipais: Tabira, Serra Talhada, Granito, Sairé, Correntes e Jurema.
No estado, a disputa é dominada pelo PSDB, partido da governadora Raquel Lyra, e pelo PSB, de João Campos, prefeito reeleito de Recife, com 32 prefeitos eleitos cada.
Das seis cidades pernambucanas com mais de 200 mil eleitores, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana, são as únicas que terão segundo turno para prefeito no dia 27 deste mês. Mas somente em Olinda, o PT terá a oportunidade de conquistar mais uma prefeitura. A disputa será entre Vinicius Castello (PT), que teve 38,75% dos votos no primeiro turno, contra Mirella Almeida (PSD), que atingiu 30,02%.
Apesar disso, o Presidente do PT em Pernambuco, Doriel Barros, destacou que o partido cresceu no Estado. “Desempenho é resultado de um trabalho construído de forma conjunta com o apoio da militância. Diante dos muitos desafios internos que ainda temos, participamos de um processo importante de reconstrução do país”, afirma Doriel Barros.
A legenda elegeu 13 vice-prefeitos e vice-prefeitas (Angelim, Bom Conselho, Camaragibe, Pesqueira, Garanhuns, Serrita, Jucati, Ibimirim, Ipojuca, Itambé, Ouricuri, Timbaúba e Verdejante) e 125 vereadores e vereadoras em todo o Estado.