BRASÍLIA – Durante a reunião do Conselho de Saúde Complementar, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou nesta terça-feira (27) que chinês “inventou o vírus” e a vacina chineses CoronaVac para impedir o avanço da doença é “menos efetiva” do que o imunizante da Pfizer, dos Estados Unidos.
Ainda nesta terça, o Senado deu inicio a CPI da Covid-19, comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar as ações do governo na pandemia e uma das investigações da Comissão será eixos da investigação do porque o governo vem demorando para adquirir vacinas.
Assista o vídeo:
Atualmente no pais, a vacina CoronaVac desenvolvida pelos chineses em parceira com o Instituto do Butatam representa cerca de 80% das pessoas vacinadas no Brasil, inclusive, o próprio Ministro da Economia tomou a vacina, no dia 27 de março.
-O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva do que a americana. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Então, os caras falam: ‘Qual é o vírus? É esse? Tá bom, decodifica’. Tá aqui a vacina da Pfizer. É melhor do que as outras. – declarou Paulo Guedes, durante reunião do Conselho de Saúde Complementar.
As vacinas desenvolvidas pela empresa Pfizer ainda não foram aplicadas no território brasileiro. A previsão do Ministério da Saúde é que “início de maio” comece a chegar 1 milhão de doses do imunizante do laboratório BioNTech, serem distribuídas para todos os estados e o DF.
“Não mandem para o ar”
Após ser informado que a reunião do conselho estava sendo gravada e transmitida pela redes sociais, Guedes pediu a tamisam não ir para o ar. Quando a reunião foi encerrada o Ministério da Saúde retirou o vídeo da página da rede social.
No balanço pelo consocio de veículos de imprensa sobre a vacinação contra Covid-19 desta segunda-feira (26), até as 20h, aponta que cerca de 29.554.723 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O número representa 13,96% da população brasileira.