Da Redação do Blog — A campanha faz parecer que a pandemia acabou. Ao menos pelo comportamento de agentes públicos e candidatos. Neste domingo, em Tracunhaém, na Mata Norte pernambucana, a coligação apoiada pelo prefeito Belarmino Vasquez realizou uma carreata. O evento ficou marcado pela distribuição de duas mil cervejas e R$ 50 reais em vales combustíveis.
Vale ressaltar que o ato ocorreu antes do prazo permitido por lei, que é 27 de setembro. Porém, o grupo político que encabeçado por Irmão Aluísio (PL) realizou a carreata com grande aglomeração, sem contar a distribuição aberta de vales combustível e bebidas alcoólicas.
O abuso de poder econômico é vedado pela legislação eleitoral e pode ensejar em cassação da chapa ou mesmo do mandato, caso os candidatos sejam eleitos. Isso renderia uma inelegibilidade por 8 anos.
Os vídeos que circulam nas redes sociais por toda a Mata Norte demonstram muito mais do que mera propaganda irregular antecipada. Trata-se de uso de recursos desproporcionais, com o intuito de adquirir o voto de forma ilegítima, o que pode acarretar em desequilíbrio na disputa eleitoral e maculando a democracia.
Veja as imagens da carreata:
https://youtu.be/l9vBMQk2rVw