Com informações da Assessoria – A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) encerra 2025 com resultados positivos para o turismo do estado, fruto de um planejamento estruturado voltado à promoção do destino, ao fortalecimento da distribuição comercial e ao estímulo à conversão de vendas nos mercados nacional e internacional. A entidade atuou em mais de 125 eventos do setor em todo o mundo, capacitou diretamente cerca de 28 mil profissionais do turismo para os atrativos turísticos do estado, além de realizar ações próprias de grande impacto.
Alinhada às diretrizes do Governo de Pernambuco, que reconhece o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, a atuação da Empetur concentrou-se na apresentação qualificada dos destinos pernambucanos, na ampliação da presença dos produtos turísticos nas prateleiras de operadoras e agências de viagens e na realização de ações integradas de sensibilização do trade e do consumidor final.
Indicadores de Desempenho
Segundo dados consolidados pela Empetur, no acumulado de janeiro a outubro, Pernambuco apresentou desempenho positivo nos principais indicadores do turismo. Na comparação entre 2024 e 2025, a receita turística teve avanço expressivo, com alta de 10,5% no mesmo intervalo, evidenciando o fortalecimento do setor e o impacto direto das ações de promoção e estímulo ao turismo no estado.
Estratégia de Promoção
O plano de promoção turística foi estruturado para atender todas as macrorregiões do Brasil e mercados estratégicos da América do Sul e da Europa. No mercado nacional, as ações alcançaram todas as regiões do país, com atuação específica em 31 cidades consideradas mercados emissores prioritários, trabalhadas de forma individualizada.
Prêmio Caio 2025
A força das estratégias promocionais de Pernambuco conquistou reconhecimento nacional com a vitória no Prêmio Caio 2025, considerado o maior evento do Brasil nas áreas de live marketing, eventos e turismo. A Empetur faturou duas estatuetas, nas categorias Ação Promocional Cliente e Ação Promocional Evento, consolidando-se como referência nacional em iniciativas de promoção turística.

Ações Premiadas
O reconhecimento foi para duas ações estratégicas realizadas ao longo do ano. A primeira foi o Pernambuco Meu País do Carnaval em São Paulo, que levou a energia e a identidade cultural pernambucanas para a Avenida Paulista, levando nossa cultura diretamente para o principal mercado emissor de turistas do país. A iniciativa contou com manifestações populares de todo o estado, como maracatus de Nazaré da Mata, papangus de Bezerros, bonecos gigantes de Olinda e Belém do São Francisco, caretas de Triunfo e passistas de frevo, promovendo uma experiência imersiva e autêntica do Carnaval de Pernambuco. A ativação ainda contou com um Galo da Madrugada de 15 metros e uma segunda etapa, no Parque Burle Marx, com show de grandes nomes da música pernambucana, como Alceu Valença, Duda Beat, Romero Ferro e Som na Rural.
Outro projeto premiado foi a ação “Verão Pernambuco Deixa Rolar”, realizada em 2024, mas para promover o período de alta temporada turística deste ano, que realizou ativações sensoriais em importantes cidades brasileiras e em mercados estratégicos da América do Sul. A ação utilizou a música “Deixa Rolar”, do cantor pernambucano Martins, como identidade sonora, reforçando o posicionamento do Estado de forma criativa e emocional junto ao público, que pôde aproveitar nosso tradicional caldinho, com pé na areia, e brindes temáticos, como sandálias de dedo, tudo situado em um domo com projeções de destinos litorâneos do estado.
Destaques e Reconhecimentos
Além do reconhecimento institucional, Pernambuco se destacou em rankings e desempenho comercial. O estado foi apontado como o destino mais vendido do Nordeste, segundo o Anuário da Braztoa, e liderou as vendas na CVC, maior operadora de turismo da América Latina. Porto de Galinhas figurou entre os destinos mais procurados em períodos estratégicos, como o Carnaval e o primeiro semestre de 2025, na Azul Viagens, além de liderar buscas em plataformas como a Decolar para o fim de ano.
Fernando de Noronha e Porto de Galinhas também foram reconhecidos pelo Ministério do Turismo como destinos mais desejados do Brasil, enquanto Sirinhaém ganhou destaque internacional ao ser apontado como Destino Verde pelo programa Green Destinations.
Parcerias Comerciais
No campo comercial, a Empetur firmou mais de 20 novas parcerias com operadoras de turismo e Destination Management Companies (DMCs), ampliando a distribuição dos produtos pernambucanos por meio de planos cooperados e ações conjuntas voltadas ao aumento do fluxo turístico.
Estruturação por Segmentos
No âmbito da estruturação turística do estado, foram desenvolvidas ações específicas voltadas para diferentes nichos do turismo, como lazer, religioso, ecoturismo, turismo LGBT+, melhor idade, destination wedding e MICE (Eventos, Incentivos, Convenções e Feiras), por meio da elaboração de manuais e da formulação de estratégias junto aos representantes dos segmentos, além da participação em eventos específicos para as diferentes finalidades. Também foram ofertadas duas mil vagas de treinamento para profissionais pernambucanos do turismo.
Destaques
Roadshow Pernambuco Naturalmente Incrível destacou-se em 2025 com eventos nacionais e internacionais promovidos pela Empetur. No Brasil, o foco foi no frevo e na gastronomia, passando por 10 cidades, com capacitações, rodadas de negócios e experiências culturais, incluindo cozinha-show interativa com o chef e música ao vivo. No exterior, o projeto priorizou imersão cultural em cidades da América do Sul e Europa, com apresentações artísticas e musicais, promovendo a identidade pernambucana.
Pernambuco consolidou-se como hub aéreo do Nordeste em 2025, liderando operações internacionais no Aeroporto do Recife, com 9 destinos e 42 frequências semanais. Novos voos para Madri, Córdoba, Assunção, Porto e Buenos Aires marcaram o ano, além do retorno da Iberia e chegada da JetSmart. O aeroporto movimentou 9 milhões de passageiros até novembro, com expectativa de alcançar 10 milhões até o final do ano, registrando crescimento de 3,37% em relação a 2024.








