Da Redação do Blog – Durante muitos anos, Ricardo Brennand se dedicou ao ramo de negócios que a sua família desenvolvera: as indústrias de vidro, aço, cimento, porcelana e açúcar. De extremo sucesso, o industrial gerou milhares de empregos. Admiradores e amigos lembraram esse lado:

João Carlos Paes Mendonça, empresário:
“É uma perda imensa para todos. Eu, particularmente, perco um grande amigo. Há menos de dois meses, ele me visitou na JCPM e pudemos conversar longamente sobre vários assuntos. Foi nosso último encontro. Era uma pessoa com quem tinha um relacionamento de amizade e admiração. Deixa um legado tanto no setor empresarial quanto cultural, através do Instituto que leva seu nome. Pensando na coletividade, batalhou o quanto pode para a criação do hospital do Instituto do Fígado, obra que, se Deus quiser, será concluída”
Jorge Petribú, da Usina Petribú:
“Dr. Ricardo
Ontem você terminou a sua missão aqui na terra, em sua querida terra, em especial nesse solo massapê da Várzea.
Onde outrora fora um viçoso canavial, você ergueu fábricas, castelos e muitas amizades.
Foi um homem muito maior que todas as suas obras juntas.
Constituiu um família equilibrada e unida em sentimentos de amizade, ética e moral.
A sua semente plantada cresceu em uma frondosa e firme árvore, onde cabem não só os filhos, mas as noras, genros, netos, bisnetos, como também inúmeros de amigos, desde a realeza europeia até ao mais simples operário e era assim que você costumava se referir a si mesmo: um operário, construtor de fábricas. Você esqueceu de agregar ao seu currículo o fato de ser também um construtor de sonhos.
As suas pegadas de chefe de família, empreendedor, solidariedade, criatividade, fidelidade aos amigos ficarão marcadas nesse solo fértil, onde poderão ser vistas por todos que por aí passarem e as suas imagens viajarão pelo mundo afora como um exemplo da obstinação de um grande e simples pernambucano.
Tive a oportunidade de conviver com você e sua família desde criança e o privilégio de me unir a sua filha Patrícia. Então convivi como amigo e como família e só posso dizer que aprendi muito e vivi muitos momentos de seus ensinamentos, que me nortearão para o resto da vida.
Você deixará saudades, que serão preenchidas pelas excelentes lembranças de carinho, amizade, solidariedade e exemplos.
A terra que forjou esse homem, agora devolve a Deus, seu criador, um cumpridor de missões, cuja maior condecoração foi a dádiva de uma bela família e agora transferida para a tutela da Dona Graça.
Vá descansar meu querido sogro.”
Nelcy Campos Filho, Conselheiro das Associações Comerciais do Rio de Janeiro São Paulo e Pernambuco:
“Ricardo Brennand, empresário respeitado internacionalmente pelas suas convicções desenvolvimentista e visão responsável no mundo dos negócios, admirador da Cultura e das Artes, um grande realizador de sonhos e sempre solidário as boas causas sociais, construiu uma família comprometida com às raizes pernambucanas, vai deixar um grande legado para todos nós, como homem de atitude e de realizações pioneiras que vão eternizar a sua memória.
Carinho para todos familiares, agora, ele está ao lado de Deus.
Fiquem em paz.”
Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco:
“Cumpre-nos registrar o falecimento de dr Ricardo Brennand, ex-diretor, muito atuante de nosso Sindaçúcar. Pernambuco está consternado por essa dolorosa perda. Um Engenheiro, Empreendedor de muito destaque. Realizador e inovador. Pessoa generosa, simples e muito humana. Pertencia a uma geração de engenheiros que dignificaram muito o nosso Estado e o Brasil. Que Deus o tenha em Justo descanso . O Nosso Sindaçúcar está de luto.”
