Da Redação do Blog – Construtoras que haviam sido impedidas de fazer negócios com a Petrobras devido aos esquemas de corrupção desvendados pela Operação Lava Jato, se habilitaram novamente diante da estatal e podem disputar contratos na petroleira.
A Odebrecht, Andrade Gutierrez e UTC conseguiram a habilitação novamente. A assessoria de imprensa da Petrobrás informou que “As três empresas citadas se candidataram e comprovaram o atendimento aos requisitos técnicos solicitados, assim como outras empresas, que totalizaram trinta e uma, conforme lista de fornecedores Pré-Qualificados divulgada no dia 23/05/2023 na Petronect”.
Aos poucos o legado da Lava Jato está sendo sepultado com o desmantelamento da operação promovido pelo STF. Protagonistas da classe política e empresarial que foram encarcerados e condenados pela operação já estão livres, leves e soltos. Agora as empreiteiras que servia de caixa dois para lavar e superfaturar Bilhões de reais revelados por suas famosas listas de propinas se habilitaram para disputar contratos novamente.
No Brasil até o passado é incerto, e a operação Lava Jato é prova disso.