Por Ricardo Antunes — Após vários governos estaduais, como São Paulo, Paraíba e Bahia, anunciarem restrições na circulação das pessoas, em função do aumento dos casos da pandemia do coronavírus, o governo de Pernambuco parece finalmente ter acordado. Nesta terça, o governador Paulo Câmara (PSB) decretou restrições de circulação no horário entre 20h e 5h nas gerências regionais de saúde de Caruaru, Limoeiro e Ouricuri, compreendendo 63 municípios.
Essas áreas registraram lotação acima de 90% dos leitos hospitalares. Além disso, Paulo suspendeu o retorno das aulas nas escolas públicas municipais até o dia 12 de março e prorrogou por mais 15 dias a proibição de eventos em todo o estado.
Mesmo assim, nada foi dito sobre parques, praças e praias, enquanto Salvador e Paraíba já anunciaram seus fechamentos nesta semana. Será que vão esperar repetir a lotação dos leitos hospitalares nos municípios do interior para agirem? Independente de internação, os gestores deveriam agir antes do caos chegar. É preciso pulso firme, coisa que nem todo mundo tem.
BRASIL REGISTRA SUA TERCEIRA MAIOR MÉDIA MÓVEL DE MORTES
Não é nada agradável de dizer, mas a terça-feira representou a terceira maior média móvel de mortes por Covid-19 nos últimos onze meses. Nos últimos sete dias, a média de óbitos foi de 1.095. Além disso, são 34 dias seguidos com média móvel acima de mil, sendo a maior sequência desde o início da pandemia. Por isso, devemos cobrar todos os governos (federal, estaduais e municipais), pois cada um tem sua parcela nisso, e a conta chega para todos.

PETROBRAS RECUPERA PARTE DAS PERDAS
O cenário caótico após a intervenção do governo Bolsonaro na Petrobras foi minimizado nesta terça. As ações da empresa dispararam 12%, alavancando também o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira. O mercado sempre faz correções, nada garante como vai ser o dia seguinte, mas é fato que as incertezas desta vez beneficiaram a empresa e ajudaram a recuperar parte da perda de valor. Em dois dias de pregão, a Petrobras teve queda histórica de 30% de seu valor. A lembrança do fantasma de Dilma Rousseff rondou.
PERNAMBUCANO PODE SER RELATOR DO CASO DANIEL SILVEIRA
Ligadíssimo ao presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) pode ser o relator do processo de cassação envolvendo o também deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Rodolfo foi um dos nomes sorteados no Conselho de Ética, que instaurou o procedimento nesta terça-feira. Bivar expulsou Silveira do PSL tão logo o parlamentar carioca foi preso, após atacar sem piedade o Supremo Tribunal Federal (STF) e a democracia em vídeo postado nas redes sociais.
FOTO DO DIA
Etna, o vulcão mais ativo da Europa, entra em ação. Fumaça e lava são vistas a partir de Fornazzo, na Itália

Coluna do Ricardo Antunes, Terça-Feira, 23/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







