Como fez o Jornal do Commercio no mês passado, a partir de 29 de maio, a revista Época será reformulada. Deixa de ser impressa e terá seu conteúdo veiculado na internet e publicado nas páginas do jornal O Globo.
Gradativamente, o público começou a trocar as edições impressas das revistas semanais pelo conteúdo disponível na internet. Se antes a audiência de uma publicação se media pelas vendas em banca e pela quantidade de assinaturas, e era contada em dezenas ou centenas de milhares, hoje o conteúdo das revistas chega a dezenas de milhões, em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
Ao longo de 23 anos, a ÉPOCA deu furos históricos e colecionou dezenas de prêmios. Foi ela que revelou o primeiro escândalo de corrupção do governo Lula, ainda em 2004, com a reportagem que mostrava Waldomiro Diniz, um dos auxiliares mais próximos de José Dirceu na Casa Civil, pedindo propina e recursos para campanhas do PT ao bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Entre muitos reconhecimentos nesses campos, a revista faturou três prêmios Esso, o mais importante do país. ÉPOCA revelou como a falta de transparência nas cobranças de contas hospitalares leva pacientes à falência, publicou histórias da luta para que o Sistema Único de Saúde (SUS) pague tratamentos caros a quem precisa e lançou um olhar sobre o sombrio tema do suicídio entre jovens. Foram ainda dois prêmios Esso por criação gráfica.
É o fim do impresso? Ainda não. O caminho, no entanto, nos parece inevitável. Ficam a Veja e a IstoÉ.
Até quando?
É isso.
ESTABILIDADE
José Sarney, que hoje recebeu Lula, tem dito a quem o procura ser contra impeachment de Jair Bolsonaro. “Não contem comigo para impeachment algum”, costuma dizer. Sarney, as 91 anos, alega que o país não pode “se acostumar” com processos de afastamento de presidentes, que, segundo ele, causam “mais instabilidade”.

DESGASTE
O encontro entre o ex-presidiário Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que estava marcado para hoje e precisou ser cancelado, não aconteceu por causa do desgaste que poderia gerar com o Planalto. A ideia do encontro na residência de um petista, porém, encontrou resistência.
MOTIVO
Isso porque Pacheco queria deixar claro o tom “institucional” da agenda e evidenciar que receberia Lula na condição de presidente do Senado, como fez chegar aos ouvidos de Jair Bolsonaro.
SONHANDO
João Doria voltou a se animar com a possibilidade de vencer as prévias do PSDB e ser candidato ao Palácio do Planalto em 2022. Até aqui, as prévias estão marcadas para outubro próximo, mas Aécio Neves e Tasso Jereissati defendem adiamento.

MAIS FORTE
Interlocutores do governador de São Paulo dizem que a aproximação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, outro tucano presidenciável, com o Podemos acabou fortalecendo Doria, também impulsionado pelo “ativo da vacina”. Já sobre uma possível participação de Jereissati na disputa interna, aliados de Doria afirmam que “ele [o senador cearense] seria um grande presidente, mas está em outra fase da vida”.
ELE
Eduardo Pazuello, que foi aconselhado a ir fardado à CPI da Covid, contratou o criminalista Zoser Hardman para auxiliá-lo. O ex-ministro estuda a possibilidade de entrar com habeas corpus preventivo para permanecer em silêncio. Hardman é especialista em tribunal do juri e já defendeu chefes de milícias do Rio, como Ricardo Teixeira da Cruz (Batman) e Wallace Pires (Robocop).
ELA
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou há pouco que a médica Nise Yamaguchi, conhecida por defender o uso da cloroquina, foi ao gabinete do parlamentar e pediu para ser ouvida pelo colegiado. Ela foi ao gabinete hoje pela manhã. Contudo, senadores do chamado G7 são contrários ao depoimento porque, na visão deles, a oitiva pode atrapalhar o foco da CPI.
PLANOS
Jair Bolsonaro planeja criar mais uma das suas aglomerações no Dia das Mães. Está convocando amigos, ministros, motociclistas e a legião de bolsonaristas que o segue para um passeio de moto em Brasília, ainda sem percurso definido. Não se sabe exatamente para comemorar o quê.
AMARELINHA
A Pandemia levou o planejamento da seleção para 2022 por água abaixo e força correção de rota de Tite. A comissão técnica terá que se desdobrar para montar o grupo e readequar o próprio planejamento.

DISPUTAS
Sem atuar há quase seis meses, a seleção brasileira volta a se reunir no fim deste mês visando duas disputas distintas: as Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar e a Copa América, que será disputada no mês que vem na Colômbia e Argentina.
PRORROGAÇÃO
Ainda atravessando um momento de estabilidade em índices elevados de novos casos de infecção pelo coronavírus e de mortes relacionadas à Covid-19, Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (6), a prorrogação, por mais 15 dias, das atuais medidas restritivas em vigor. O estado tem 97% de seus leitos de UTI ocupados.
MAIS DE 3 MILHÕES
Um novo lote com 165.100 doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz contra a Covid-19 chegou a Pernambuco, nesta quinta-feira (6). A nova remessa, de acordo com o governo, vai ser utilizada para a imunização de pessoas com doenças pré-existentes. Com a nova remessa, chega a 3.095.180 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas por Pernambuco.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Quinta-feira 06/05/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







