Da Redação do Blog – Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Fernando de Noronha aparece sempre muito bem nas fotos de divulgação. De longe, é possível apreciar o mar azul, a beleza exuberante, além de golfinhos e outros exemplares da fauna que tornam a ilha única. De perto, no entanto, não tem nada de paraíso. Moradores da Vila do Trinta, por exemplo, apontam descaso das autoridades e pedem socorro para impedir que o esgoto a céu aberto escorra diretamente para a praia e provoque danos em uma área do Parque Nacional Marinho.
Em mais uma denúncia sobre a falta de infraestrutura que mancha o arquipélago, a comunidade reclama da situação dos dejetos que contaminam parte da Enseada da Caieira, na área da Trilha da Pontinha.
Como o blog se tornou porta-voz dos moradores, desde a publicação das denúncias sobre a “farra dos imóveis de Noronha”, eles buscaram apoio para cobrar uma solução. Em um vídeo, a comunidade faz um alerta sobre o problema e mostra com todas as cores como é morar em um local cheio de dejetos no meio da rua.
“É um absurdo, meu povo. Cano estourado na rua da entrada no Restaurante Varanda, um dos melhores da ilha. Fezes na rua e os carros passam. Está horrível”, desabafa um morador.
Veja o vídeo:
Ao falar sobre a via onde fica o Restaurante Varanda, o morador se referiu à Rua Major Costa, que leva até a Enseada da Caieira. Outro morador que procurou o blog diz que nessa área fica o imóvel da Aeronáutica que hospeda autoridades em visita a Noronha.
Segundo ele, o cheiro é insuportável para quem vive na maior parte da rua. “O pessoal que fica no casarão da Aeronáutica não sofre com o cheio ruim, porque ele fica no ato de uma colina. Mas, aqui embaixo, o odor é terrível.
Diante de tudo isso, a comunidade gostaria de saber se a Agência Pernambucana de Meio Ambiente, a Administração de Noronha e o Ibama vão tomar alguma providência. “O esgoto vai direto para o mar, em uma área do parque, e perto de uma trilha. Estamos com esse problema desde a antiga gestão (do PSB) e, agora, estamos com seis meses da nova administração (do PSDB). Não sabemos se vão resolver”, declarou o morador que buscou apoio do blog para fazer a denúncia.
O drama de quem convive com o esgoto nessa rua já foi alvo de denúncia feita pelo blog. Em junho, moradores e turistas fizeram um apelo à Administração da ilha para acabar com transtornos provocados pelo descaso de empresários. Eles denunciaram que as pousadas Paraíso e Nascer do Sol estavam jogando esgoto a céu aberto, transformando a via em um verdadeiro “mar de lama”.
O blog entrou em contato com a Administração de Fernando o de Noronha. Assim que receber a resposta, vai atualizar a matéria para ouvir o Outro Lado.