Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Home Brasil Nordeste

Esquerda faz jogo de Paulo Câmara (PSB) ao negar apoio a CPI de Feitosa

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
10/06/2021 - 09:00
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Deputados de esquerda alegam que o pedido de CPI não teria fato determinado, mas tem: “apuração, em profundidade, dos fatos ocorridos durante a manifestação realizada na área central do município de Recife no dia 29 de maio de 2021, para saber em especial de onde partiu a ordem para o emprego do Batalhão de Choque da Polícia Militar na dispersão dos manifestantes, que culminou com diversos feridos e resultou nos pedidos de exoneração do Secretário de Defesa Social e do Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco e não afastamento de vários policiais militares . “Partidos dos deputados negociam apoio ao PSB na sucessão do governador Paulo Câmara.

Os deputados que compõem as bancadas do PT, do PC do B e do PSOL, na Assembleia Legislativa – que se autoproclamam como independentes -, divulgaram uma nota em que expressam recusa em assinar uma CPI proposta pelo deputado bolsonarista Coronel Alberto Feitosa, para investigar quem partiu a ordem para que o PM de Pernambuco reprimisse uma manifestação contra o presidente Bolsonaro, no Recife, por considerarem o pedido sem fato determinado. Além disso, afirmam que o pedido de CPI teria origem em “bancada que apoia o armamento da população e a violência policial” e que não seria coerente participar de uma comissão “que ainda não informou, de fato, o que irá investigar”. Ainda segundo esses parlamentares, “há proposta de debate público na Comissão de Segurança e quando nossa fiscalização ampla do ocorrido tem surtido efeito e não irá arrefecer. Não é hora de palco, é momento de investigações sérias e responsáveis.”

O deputado bolsonarista Coronel Alberto Feitosa, quer a criação de uma CPI para investigar, de quem partiu a ordem para que a PM de Pernambuco reprimisse uma manifestação contra o presidente Bolsonaro

A nota, porém, margeia a verdade, pois a simples leitura do documento de pedido para a instauração da CPI mostra que está bastante claro seu objetivo, conforme se pode confirmar na imagem adiante reproduzida. Por outro lado, não é verdade que qualquer investigação dessas parlamentares tenha o resultado na elucidação do caso, pois todas as revelações, inclusive a de que as ordens partem da cúpula da SDS, foram feitas pela imprensa, o que inclui este Blog e não por qualquer deputado. É feio que deputados tentem se apropriar do trabalho, este sim, sério, da imprensa.

Poderia-se até pensar que os deputados que assinam a nota estariam se recusando por pura birra, já que o pedido partiu de um parlamentar alinhado com a direita bolsonarista, porém, não se pode desprezar o fato de que os Partidos por estes integrados já negociam com o PSB, Partido do governador Paulo Câmara, um apoio ao seu candidato, em troca de uma vaga na chapa majorirária e do apoio de Lula, que lidera com larga margem, como pesquisas. É que a oitiva do ex-secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua e do ex-comandante da PM, Vanildo Maranhão, pela CPI, onde não poderia mentir sob o risco de ser presos em flagrante, poderia vir a implicar o próprio governador, pois é difícil crer que a decisão superior para reprimir o protesto não fosse do conhecimento do Chefe do Poder Executivo.

Um dos subscritores da nota, o deputado João Paulo, hoje no PC do B, já anunciou que pretende voltar para o PT. Nos bastidores o que se aventa é que João Paulo sonha com a vaga de vice ou de senador na chapa a ser encabeçada pelo ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Até o momento, o governo de Pernambuco não tem sido muito transparente na condução das investigações. Primeiro, tentou culpar os subalternos, os policiais que cumpriram ordens superiores, dando a entendre que seriam uma tropa de amotinados. Só depois, quando a imprensa e não os deputados do PT, PC do B e PSOL, divulgar o documento interno da Polícia Militar, que comprometa toda a cadeia de comando da corporação, é que o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, divulgou uma linha do tempo baseada no documento que for divulgado pela imprensa, onde um tese inicial do próprio governo, de insubordinação, cai por terra. Aliás, Humberto Freire, é bom que se diga e para fazer justiça ao ex-secretário Antônio de Pádua e ao ex-comandante da PM, coronel Vanildo Maranhão, também estava na sala de monitoramento no momento em que foi fornecido a dispersão dos manifestantes e sendo o responsável pela parte operacional da SDS, dificilmente esteve alheio a todos os acontecimentos. De se questionar o porquê de não ter seguido o destino dos outros dois outros cabeças da SDS. Como é que alguém que participou do momento decisório sob suspeição pode ficar à frente das investigações dos atos próprios ou omissões? Nada disso foi, em nenhum momento, questionado pelos deputados que se dizem independentes. Uma pena. Como é que alguém que participou do momento decisório sob suspeição pode ficar à frente das investigações dos atos próprios ou omissões? Nada disso foi, em nenhum momento, questionado pelos deputados que se dizem independentes. Uma pena. Como é que alguém que participou do momento decisório sob suspeição pode ficar à frente das investigações dos atos próprios ou omissões? Nada disso foi, em nenhum momento, questionado pelos deputados que se dizem independentes. Uma pena.

Chama atenção também que os deputados do PT, PC do B e PSOL digam que a CPI pedida pelo deputado Coronel Feitosa careceria de seriedade e que se acharem necessários mesmos eles pedirão uma CPI. Mas qualquer CPI, seja ela pedida pelo coronel Feitosa, seja ela pedida por um dos parlamentares que assinaram a mencionada nota, contará, necessariamente, com a participação de ambos os grupos, os da direita e os da esquerda e ainda, obviamente, com representantes do governo, que detém a maioria na ALEPE, então, pelo argumento desses parlamentares, a ALEPE é que não seria séria e que não teria credibilidade para investigar fatos que podem chegar ao governador?

Na tentativa de barrar a instalação da CPI da Pandemia, no Senado, os aliados do presidente Bolsonaro alegaram que a apresentada, justamente pelos partidos partidos deputados da nota, queria palco. Não se espantem, pois esse é um dos argumentos dos parlamentares que dizem independentes para não assinarem o pedido de CPI, segundo eles, “não é hora de palco”.

Nunca é demais relembrar situação recente em que não se viu os deputados independentes da nota contra um CPI exigirem apuração e punição ao ex-presidente do Sinpol / PE, conhecido como Marinho, eleito com apoio do PT e da CUT, flagrado em vídeo espancando um menor que ele acusava de tê-lo furtado. Confiram: Ironia? João Paulo, na época no PT, indica policial que aparece em vídeo espancando um menor para cargo na Comissão de Cidadania. João Braga também pediu colocação para Marinho .

O fato é que a insistirem com essa postura, dependente dos deputados do PT, PC do B e do PSOL, jamais o povo pernambucano saberá quem, de fato, deu a ordem para ações truculentas que resultaram em duas pessoas parcialmente cegas e em uma vereadora do próprio PT agredida.

Confiram vídeo do deputado Coronel Feitosa pedindo que os parlamentares da esquerda assinem a CPI para descobrir “quem deu a ordem”:

Confiram o pedido de CPI e confirmem que há, sim, fato determinado a ser investigado:

 

Fonte: Por Noelia Brito
Tags: EsquerdagovernoPernambucoPolítica
Compartilhar30Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Advogado diz que asilo na Argentina foi só ‘sugestão’ e que Bolsonaro descartou

DO G1 - O advogado Paulo Cunha Bueno disse ao blog nesta quinta-feira (21) que Jair Bolsonaro (PL) recebia “todo tipo de sugestão” e que o pedido de...

Leia MaisDetails

Hotel Grand Mercure fecha portas e dá lugar a residencial em Recife – Boa Viagem

Do Diário de Pernambuco - Os funcionários do Hotel Grand Mercure, que fica na Avenida Boa Viagem, já estão em clima de despedida do trabalho no local. O...

Leia MaisDetails

Dani Portela diz ter “provas robustas” da legalidade de contratações do seu gabinete

Dani Portela rebate acusações e apresenta provas ao Ministério Público de Contas

Da Redação do Blog - A deputada Dani Portela (PSOL), alvo das denúncias de irregularidades elaboradas pelo secretário-executivo de Informações Estratégicas do governo, Manoel Medeiros Neto, voltou a...

Leia MaisDetails

Líder do governo diz que estão jogando gasolina na fogueira

Da Redação do Blog - Durante a sessão desta quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada Socorro Pimentel (União Brasil), líder do governo, criticou colegas...

Leia MaisDetails

Assessor diz que “combate à corrupção” está no DNA, rechaça intimidação de Álvaro e vai pedir proteção policial

Manoel Medeiros Neto, assessor especial do Gabinete da Governadora

Por Luiz Roberto Marinho - Pivô do mais novo embate entre o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), e a governadora Raquel Lyra (PSD), o secretário-executivo...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Polícia Civil de PE, cumpre 12 mandados de prisão contra suspeitos de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

Ipojuca

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Bolsonaro Brasil Brasília coluna coronavírus corrupção Covid-19 Cultura Destaque Economia Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Futebol governo Internacional Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lula Marília Arraes Opinião Pandemia Paulo Câmara Pernambuco PF polícia cívil Polícia Federal Política PSB PSDB PT Raquel Lyra Recife Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Sergio Moro STF São Paulo Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Landing Page
  • Buy JNews
  • Support Forum
  • Contact Us

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?