Da Redação – Brasília hoje é o palco das comemorações pelos 150 anos do Estadão. Na programação especial desta terça-feira (29), o Congresso Nacional realizou uma sessão solene em homenagem ao jornal – o segundo mais antigo em circulação no Brasil.
Agora à tarde, o Estadão promove o “Fórum Liberdade de Expressão – 150 anos em defesa da liberdade e da democracia”, que reúne autoridades e especialistas para discutir uma das questões mais relevantes do debate público atual.

E quem abre o evento, que acontece em um hotel na região central da capital federal, é o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin.
Em seguida, serão realizados três painéis, em que os convidados pelo jornal vão discutir a liberdade de expressão diante dos desafios impostos pelo avanço da tecnologia e destacar como uma imprensa livre é vital para a preservação da democracia no Brasil.
Entre os palestrantes, estão a vice-presidente e conselheira geral adjunta do jornal The New York Times, Dana Green; o professor, jornalista e membro da Academia Paulista de Letras, Eugênio Bucci; o professor e advogado Pierpaolo Bottini; e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL das Fake News na Câmara.

O CEO do Estadão, Erick Bretas, em entrevista ao próprio jornal disse que “A liberdade de expressão é uma condição essencial para a existência e a manutenção das democracias. Esse debate volta a estar em evidência com a popularização de novos canais de expressão como as redes sociais. Estamos reunido algumas das melhores cabeças do Brasil com diferentes pontos de vista sobre o tema e convidamos nosso leitor a participar conosco dessa conversa, que faz parte do ciclo de celebração dos 150 anos do Estadão”.
Nossa equipe está presente e, no decorrer do dia, traremos mais informações dos bastidores do Fórum.









