Por Ricardo Antunes – No apagar das luzes, o governo Paulo Câmara vai realizar a licitação milionária da coleta do lixo em Fernando de Noronha. O pregão eletrônico está previsto para o próximo dia 28 novembro, às 10h05, e os lances começam em exatos R$ 101.408.798,30 para um período de 60 meses, mas de três vezes o valor previsto no edital anterior de 2021, que era R$ 30.270.042,78.
Prevê a contratação de empresa especializada para limpeza urbana, manutenção de áreas verdes, coleta, triagem, tratamento, transporte e destinação ou disposição final de resíduos sólidos e líquidos e operação da Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos (UTRS).
O processo já se arrasta há anos sem que o certame – que foi questionado pelo Tribunal de Contas do Estado por indícios de favorecimento – venha a ser concretizado. Esses adiamentos vêm fazendo com que a atual prestadora do serviço – Universo Empreendimentos que atua no arquipélago desde 2005 – preste o serviço por meio de aditivos.
APURAÇÃO
Valdemar Costa Neto vai entregar amanhã ao TSE o relatório encomendado pelo PL ao Instituto Voto Legal, contratado pelo partido para fazer uma auditoria do processo de apuração dos votos.

AMEAÇA
Valdemar causou um barulho ao divulgar que iria procurar o TSE para tentar invalidar os votos registrados em urnas eletrônicas produzidas até 2020. Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher de Valdemar Costa Neto, disse que irá revelar crimes do presidente do PL, caso ele “atente contra a democracia”.
CONDUTA
Falando nisso, uma ala do Supremo Tribunal Federal (STF) considera que o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes deveria pedir afastamento de seu cargo após gravar um áudio com declarações de teor golpista.
”DEU RUIM”
A avaliação é que, mesmo com a tentativa de neutralizar o estrago com a divulgação de uma nota para amenizar suas falas, o teor é inegavelmente grave.

RETORNO
O time escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conduzir a transição de governos em Brasília traz de volta à cena várias pessoas que integraram a mesma equipe há exatos 20 anos, quando o petista conquistou a Presidência da República pela primeira vez.
RECORDE
Entre eles, estão aliados históricos, como o senador Humberto Costa (PT-PE), escalado para o grupo de trabalho da Saúde; o ex-presidente da Funai Márcio Meira, que cuidou da área de cultura no time das Políticas Sociais coordenado por Costa em 2002 e a economista Tania Bacellar, secretária da Fazenda do governo de Miguel Arraes (PSB) em Pernambuco.
DOBRADINHA
As movimentações de uma ala da equipe de transição de Lula para separar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública levaram integrantes do PSB a articular, nos bastidores, uma dobradinha para manter a pasta integrada.
ESTRATÉGIA
Uma das ideias seria o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) ser nomeado como ministro e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que deixará o cargo em janeiro, como secretário especial da Segurança Pública.

COBRANÇA
Às vésperas da troca de governo, a equipe de Raquel Lyra questionou a gestão de Paulo Câmara por causa de grupo de ‘projetos estruturadores’. Portaria da atual gestão tratou da formalização desse colegiado, a apenas 46 dias do fim do mandato. Gestão do PSB diz que medida foi tomada para ‘mudança de integrantes’.
E MAIS
A futura vice-governadora também solicitou acesso a estudos, processos e até atas das reuniões já realizadas. O grupo de trabalho é coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio (PSB), ex-prefeito do Recife.
COMEMORAÇÃO
Hoje, Romildo Gomes, completa 80 anos. Ele é um dos patrimônios da política de Recife, detentor de nove mandatos seguidos na Câmara Municipal da cidade e figura das mais queridas em todo estado.

FOTO DO DIA








