Do UOL – Os Estados Unidos exigiram de Israel, nesta quinta-feira (29), “respostas” depois que dezenas de pessoas morreram quando tentavam obter ajuda em Gaza, e qualificaram a situação como “desesperadora”.
“Estamos em contato com o governo israelense desde esta manhã cedo e entendemos que uma investigação está sendo realizada. Vamos acompanhar de perto esta investigação e pressionar para obter respostas”, disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
“Buscamos de forma urgente informações suplementares sobre o que aconteceu exatamente”, acrescentou o porta-voz, que apresentou suas condolências às famílias dos mortos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/D/m/lUFIiaRay0lSN53VhNSg/ap24060484676088.jpg)
O porta-voz insistiu para que Israel autorize “tantos pontos de acesso quanto possível, e permitir uma distribuição segura e com garantias dessa ajuda em toda a Faixa de Gaza”.
Miller declarou que o incidente desta quinta-feira mostra que a situação é “incrivelmente desesperadora” em Gaza, onde a ONU alertou para os riscos de fome.
Saiba mais
Operação de ajuda desastrosa termina com 100 mortos na faixa de Gaza, Israel acusa Palestina