Por Ricardo Antunes – A estranha movimentação promovida pelo presidente Lula (PT), de se posicionar contrário à abertura de CPI para investigar os ataques de 8 de janeiro, segue intrigando analistas políticos. O governo federal já avisou que parlamentares que assinarem a CPI serão preteridos na base. Apesar de estar certo quanto à “confusão tremenda” que o instrumento legislativo tenderia a causar, Lula peca estrategicamente por querer blindar um problema que, teoricamente, diria respeito ao seu principal adversário, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A decisão fez o jogo virar. Parlamentares da direita já passaram a criticar o presidente e defender que o Congresso investigue o caso. A despeito do presidente, que diz acreditar que o governo e os núcleos de inteligência de órgãos federais possuem mecanismos que podem realizar a apuração de forma autônoma. No entanto, oferecer cargos do 2º e 3º escalão para quem ajudar a barrar a CPI soa ridículo e dá argumentos aos opositores, que cravam que o presidente quer esconder algo e conduzir as investigações de forma que apenas beneficie a ele próprio.
Se é um trauma do Mensalão, que praticamente inviabilizou boa parte de sua primeira passagem pela Presidência, não se sabe. O episódio rendeu uma CPI complicadíssima, que quase gerou impeachment e poderia ter prejudicado a reeleição de Lula, em 2006. O petista conseguiu um novo mandato, mas a mácula ficou lá. Passadas quase duas décadas dos episódios e a frente de um novo mandato, Lula quer se blindar contra toda e qualquer investigação. Gato escaldado tem medo de água fria. E neste caso, chumbo grosso.
SEGREDO
Fernando Haddad restringiu a circulação de informações sobre o novo arcabouço fiscal do governo, após vazamentos de partes do projeto. Haddad está limitando o acesso à proposta a Simone Tebet, do Planejamento, e Roberto Campos Neto, do Banco Central, além de poucos assessores selecionados.

ESTRATÉGIA
O ministro da Fazenda também solta detalhes do projeto como uma “pílula de veneno” para identificar a origem dos vazamentos. Haddad afirmou que a proposta está pronta e será apresentada ao presidente Lula nos próximos dias, mas ele manifestou preocupação com vazamentos e está mantendo em segredo os nomes dos novos diretores do Banco Central.
CONVIDADOS
O presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, estão entre os convidados que confirmaram presença na posse do brigadeiro Francisco Joseli Parente Camelo como presidente do Superior Tribunal Militar (STM). Camelo foi indicado para o tribunal em 2015 pela Força Aérea Brasileira e foi piloto do avião presidencial nos dois primeiros mandatos de Lula.
AFINADOS
Camelo afirmou ter entregue o convite da posse a Moraes em mãos e destacou que o magistrado “entende e respeita” o papel da Justiça Militar. O novo presidente do STM confirmou ainda que concorda com a decisão do ministro Alexandre de Moraes de que cabe ao Supremo julgar os militares envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.
VETO
Uma condição para o PDT se federar com o PSB é que a deputada Tabata Amaral (PSB) não seja candidata à prefeitura de São Paulo em 2024. A informação é do próprio presidente do partido, Carlos Lupi, que não esconde isso de ninguém.

NO TIME
O Grupo Jovem Pan contratou o jornalista Cláudio Dantas, ex Antagonista, que assume como Diretor de Redação da sucursal em Brasília. Trazendo sua vasta experiência em cobertura política para a empresa de comunicação, Dantas também será um participante fixo do programa Os Pingos nos Is, da TV Jovem Pan News.
INVASÃO
Bandidos invadiram a mansão de Eike Batista no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo, 12. De acordo com relatos das equipes de segurança contratadas pelos moradores da rua Caio de Melo Franco para guarnecer a região, Flavia, mulher de Eike, acionou-os informando que algumas pessoas haviam entrado no imóvel, vindos da mata que circunda uma parte da casa.
FUGA
Os seguranças foram até o local, mas nada encontraram. “Provavelmente, saíram pela mata”, segundo um deles. Não se sabe até o momento o que foi roubado. Eike e Flávia, no entanto, não sofreram qualquer tipo de violência física. Procurada, a assessoria de Eike preferiu não se manifestar.
GRAVANDO
O apresentador Álvaro Garnero está em Pernambuco para gravar episódios do programa 50 por 1 da Record, a convite do secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

VITRINE
O programa tem uma audiência de 12 pontos no ibope nacional, equivalente a 35 milhões de pessoas assistindo, o que representa um grande avanço para o turismo do Estado. Os episódios vão mostrar os encantos de locais como Porto de Galinhas, Recife, Olinda, Vale do Catimbau e Garanhuns.
CONTINUA
Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da rede privada e vinculados aos municípios promoveram mais um ato no Recife, nesta segunda-feira (13/03), para marcar o quarto dia de greve em Pernambuco. A categoria, que defende a implantação e implementação do piso e reivindica melhores condições de trabalho, iniciou uma caminhada na Praça do Derby com destino a Ilha do Leite, considerado o maior polo hospitalar do Nordeste.
FOTO DO DIA
