Do G1 — Um operário morreu e dois ficaram feridos no desabamento de uma estrutura metálica no terminal de Contêineres (Tecon), no Complexo Industrial de Suape, no Grande Recife. Segundo a empresa que administra o terminal, nesta quarta (23), houve um problema durante o processo de desmonte de um guindaste que transporta contêineres para os navios, os chamados portêineres.
O Corpo de Bombeiros enviou duas equipes ao local do acidente para resgatar o cadáver do operário, que não teve o nome divulgado. A corporação foi acionada às 13h35.
Os dois feridos, também não identificados, foram socorridos pelo serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela equipe do porto e levados para unidades de saúde do Grande Recife. O Samu informou que o acionamento das equipes ocorreu às 13h41.
Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram a área do acidente. Também é possível acompanhar o momento em que uma ambulância passa para fazer o socorro.
A empresa justificou que contratou a Companhia Work Alpinismo Industrial Ltda, que é especializada em desmontagens de equipamentos industriais de grande porte.
Essa companhia ficou encarregada de fazer desmonte dos portêineres 1 e 2, que não estavam sendo mais usados por serem considerados ultrapassados.
Ainda segundo o Tecon Suape, no dia 18 de fevereiro, a companhia finalizou a desmontagem do portêiner 1. Na segunda (21), começou a a operação no portêiner 2.
Nesta quarta, informou o Tecon Suape, “grande parte” do portêiner 3 já tinha sido desmontada, faltando apenas a estrutura da base.
“Repentinamente, se produziu o colapso inesperado do resto de estrutura do equipamento, ocasionando um acidente grave que, infelizmente, resultou em óbito de um dos técnicos da companhia contratada”, informou a nota.
O Tecon também “lamentou o ocorrido” e prestou solidariedade aos familiares do operário que morreu. A TV Globo tentou contato com a Work Alpinismo, que prometeu enviar uma nota “após comunicar a morte” aos familiares do operário.