Da Redação do Blog — Uma brasileira de 18 anos chamada Shahed Al Banna, deu um depoimento emocionante diretamente de Gaza. Ela revelou a angústia e a incerteza que ela e um grupo de brasileiros estão enfrentando no conflito entre Israel e a Palestina. Shahed descreveu a situação como “desesperadora” e alegou que foram orientados a evacuar a área, mas não têm um destino seguro.
“Estamos desesperados. As crianças estão chorando. Todos os brasileiros aqui estão desesperados. Não sabemos para onde ir. Temos que ir para o Sul, mas não sabemos quem vai nos receber. Não temos o que fazer, não sei”, disse Shahed, visivelmente emocionada.
Segundo a brasileira, o governo de Israel emitiu um aviso para que os residentes de Gaza evacuem a área, mas a jornada até o sul do país, onde foram orientados a se dirigir, é arriscada e repleta de perigos. Os relatos de bombardeios e ataques constantes aumentaram o temor entre os civis. “Eles estão esperando autorização há quatro dias. Estou há seis dias sem dormir. Estou tonta, já não sei mais o que pensar, já não sei o que fazer”, desabafou Shahed.
Enquanto a entrevista estava em andamento, explosões foram ouvidas, forçando o grupo a abandonar a escola onde estavam abrigados. A situação em Gaza, já tensa e perigosa, parece estar se deteriorando a cada momento.