Do Uol – Os Estados Unidos anunciaram hoje que enviaram um porta-aviões para o Caribe para combater supostos “traficantes de drogas na América Latina”. A informação foi confirmada pelo Pentágono hoje.
Porta-aviões USS Gerald R. Ford, considerado o “mais avançado” da sua categoria. O navio está no Mediterrâneo e segue em direção ao Caribe.
Envio tem objetivo de “monitorar e desmantelar atividades e atores e atividades ilícitas”, afirmou o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell. Ele comentou o assunto em publicação nas redes sociais na tarde de hoje.
Navio seguirá para área de responsabilidade do Comando Sul dos Estados Unidos, que engloba Venezuela e Brasil. Outros 29 países estão dentro da área mencionada pelo governo dos EUA, todos na América Central e na América Latina.
Pentágono mencionou que Trump quer “combater o narcoterrorismo em defesa da Pátria”. O presidente republicano, que está a caminho da Malásia, não falou sobre o assunto até o momento.
EUA fizeram o 10º ataque no Caribe contra um suposto barco do narcotráfico, matando seis pessoas. A embarcação operava para o cartel Tren de Aragua, segundo o secretário da Defesa norte-americano.
USS Gerald R. Ford tem capadidade de transportar dezenas de aeronaves. Ele foi enviado a Israel em outubro de 2023, após o ataque terrorista do Hamas.









