Com informações da assessoria de imprensa – Temática será abordada na primeira edição da série Pandemia e Sociedade. Evento acontece no dia 29 de maio, com transmissão pelo canal do YouTube da Fundaj.
Debates virtuais sobre problemáticas enfrentadas pela sociedade em meio a uma crise global. Para contribuir com o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lança a série Pandemia e Sociedade. “Cartografias da Pandemia: institucionalidades e ativismos no combate à Covid-19” será a primeira temática discutida, no próximo dia 29 de maio, das 10h às 11h30. Questões de povos indígenas e da população em maior vulnerabilidade social serão tratadas. A cada 15 dias, a série abordará temáticas relevantes, por meio de vários seminários, os quais serão transmitidos pelo canal do YouTube da Fundaj.
“Tratar da questão geográfica da expansão da doença é trazer ao centro do debate questões como as diferenças regionais de resposta a Covid-19 e também a suscetibilidade de populações tradicionais, como os indígenas e quilombolas. Com a série, a Fundaj oferece à sociedade um espaço de reflexão, onde soluções serão postas em um ambiente democrático de debate”, afirmou o diretor da Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundaj, Luis Henrique Romani.
Os temas abordados pela série se concentrarão em torno da reorganização da sociedade no momento da retomada da vida cotidiana. Essa primeira edição conta com a coordenação do pesquisador do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundaj, Neison Freire. Ele lidera a equipe que está administrando o mapa da Covid-19 em Pernambuco e Alagoas. “Na Live, vamos apresentar as diferentes maneiras que a geografia da saúde tem utilizado a cartografia para entender a expansão da pandemia. Isso sob o enfoque territorial da vulnerabilidade social”, destacou Neison.
O presidente da Fundaj Antônio Campos abrirá o evento.
Ao todo, a estreia do projeto contará com três seminários exibidos em um único dia. O presidente da Fundaj Antônio Campos abrirá o evento e, logo em seguida, o diretor da Dipes, Luis Henrique Romani, assumirá a medição dos palestrantes. A primeira palestra, com o título “Covid-19 e povos indígenas no sertão pernambucano: superposição de riscos e vulnerabilidades”, será ministrada pela doutora em Sociologia Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza.
“Minha fala contextualizará os povos indígenas neste momento de Covid-19, destacando alguns gargalos. O primeiro deles é a situação de vulnerabilidade crônica e histórica que vivem atualmente de forma mais aguda, por conta de problemas estruturais. Um exemplo é a falta de garantia efetiva de seus territórios e de uma política ampla de assistência à saúde e educação, de forma específica e diferenciada”, afirmou a socióloga.
O doutor em Planejamento Urbano e Regional e pesquisador colaborador na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, Heitor Levy Ferreira Praça, assumirá o segundo seminário do dia. “Geografia da Saúde e a Covid-19: experiências territoriais urbanas no Rio de Janeiro e a estratificação de áreas vulneráveis à pandemia” é o título da explanação. Ao final, o pesquisador Neison Freire assume a palestra “Evolução e padrão espacial da pandemia em Pernambuco no contexto da vulnerabilidade social”.
Serviço:
Cartografias da Pandemia: institucionalidades e ativismos no combate à Covid-19
Palestrantes: doutora em Sociologia Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza, doutor em Planejamento Urbano e Regional e pesquisador colaborador na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro Heitor Levy Ferreira Praça e pesquisador e coordenador do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundaj Neison Freire.
Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
Da CNN - O comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou nesta quinta-feira (21) que a Força tem compromisso com a “imparcialidade" e com o “bem comum”. Em...
DA CNN - A PF (Polícia Federal) já tem pronta uma cela especial temporária para o caso de prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que...
DO G1 - O advogado Paulo Cunha Bueno disse ao blog nesta quinta-feira (21) que Jair Bolsonaro (PL) recebia “todo tipo de sugestão” e que o pedido de...
Do Diário de Pernambuco - Os funcionários do Hotel Grand Mercure, que fica na Avenida Boa Viagem, já estão em clima de despedida do trabalho no local. O...
Da Redação do Blog - A deputada Dani Portela (PSOL), alvo das denúncias de irregularidades elaboradas pelo secretário-executivo de Informações Estratégicas do governo, Manoel Medeiros Neto, voltou a...