Por Ricardo Antunes — No Brasil tudo é possível, já que a turma do andar de cima, rouba muito, faz delação premiada e depois voltar a trabalhar para ganhar mais dinheiro.
É o caso do ex-marqueteiro de Lula, condenado pela Lava Jato por Caixa-Dois de R$ 4,5 milhões.
Ele foi contratado pelo PDT para coordenar a comunicação do partido e, consequentemente do pré-candidato, Ciro Gomes.
João Santana também foi o responsável pelas campanhas vitoriosas de reeleição de Lula, em 2006, e de Dilma Rousseff em 2010 e em 2014.
Ninguém dúvida de sua competência, mas como ficará o discurso de Ciro que terá que bater muito no PT, com o publicitário do seu lado?
Bom não esquecer aquela frase: “Macaco olha teu rabo”
É isso
BATE BOCA
Os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes protagonizaram um bate-boca no final do julgamento desta quinta, 22, no Supremo Tribunal Federal, levando o ministro Luiz Fux a encerrar prontamente a sessão quando a situação começou a sair do controle. Durante a discussão, Barroso acusou Gilmar de ‘manipular a jurisdição’ ao ‘sentar em cima’ do processo sobre a suspeição de Moro por dois anos e só pautá-lo após o ministro Edson Fachin anular as ações da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

REAÇÃO
Gilmar Mendes reagiu: “O moralismo é a pátria da imoralidade”.Fux, que já havia tentado encerrar a sessão, interrompeu a discussão. “Me perdoem, não gosto de cassar a palavra de ninguém, não gosto de cassar as palavras dos colegas, mas está encerrada a sessão.”
ACUSAÇÃO
O MPF (Ministério Público Federal) denunciou à 3ª Vara de Justiça Federal do Distrito Federal o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub por improbidade administrativa. Ele é acusado de agir contra princípios da administração pública como moralidade, honestidade e lealdade às instituições.
DENÚNCIA
A denúncia aponta sucessivas declarações de Weintraub sobre as universidades públicas brasileiras quando era titular do Ministério da Educação (2019-2020). O órgão vê um conjunto de afirmações “dolosamente incorretas ou distorcidas que, para o MPF, tiveram o claro propósito de desacreditar o serviço prestado por essas instituições de ensino”. Caso seja condenado, ele pode ter seus direitos políticos suspensos e ser obrigado a pagar multa.
CLIMA BOM
O discurso de Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima, nesta quinta-feira (22), foi visto como “positivo” e “construtivo” pelo governo americano, mas auxiliares de Joe Biden dizem que a credibilidade do presidente brasileiro se apoiará em “planos sólidos”.

CLIMA RUIM
Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, avalia o discurso do presidente Jair Bolsonaro de forma bem diferente. “Foi um discurso na defensiva e faltando com a verdade, com um presidente olhando para o retrovisor em vez de olhar para a frente. Essa foi a triste realidade da participação do Brasil”.
INFERNO ASTRAL
Se em 2018 Moro foi alçado a herói nacional, a ponto de deixar a magistratura vitalícia rumo a uma aventura no mundo político, agora ele parece estar num “inferno astral”. Hoje, o STF legitimou a decisão da Segunda Turma que declarou Moro parcial na condução de um processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
RESULTADO
O STF não apenas desmoralizou Moro no mundo jurídico, mas também fortaleceu Lula para a disputa presidencial de 2022. Ganha ainda mais força o argumento do petista no sentido de que não teve acesso a um julgamento justo na Lava Jato. A retórica tem mais valor político do que jurídico. Afinal, o ex-presidente ainda responde a processos na Justiça Federal de Brasília.
INFRAESTRUTURA
O governador Paulo Câmara se reuniu na tarde desta quinta-feira (22), em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para discutir a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina.

SUAPE
Ele expôs ao ministro que Pernambuco avançou na obtenção dos licenciamentos das obras e nas desapropriações, e demonstrou a viabilidade da conclusão da linha até o Porto de Suape.
TRANSNORDESTINA
A Transnordestina é um projeto iniciado em 1998, com o objetivo de ligar, por via férrea, a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, com os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Quando for terminada, a ferrovia será um importante corredor de escoamento da produção de grãos e minérios para exportação.
FOTO DO DIA
Monges budistas do templo de Dhammakaya acendem 330 mil velas dispostas no formato do planeta para estabelecer um recorde mundial do Guinness durante o Dia da Terra, na província de Pathum Thani, Tailândia.








