Por Ricardo Antunes, em São Paulo — Em conversa com o blog, em um restaurante em São Paulo, o ex-deputado e ex-presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (PSDB-RJ) defende que seu partido se alie ao Governo Lula. Maia, que não foi candidato à reeleição, destacou a importância da “construção da governabilidade para que o País volte aos trilhos”.
Ele não fez coro ao secretário geral do partido, ACM Neto, que defende a aliança apenas se o PT apoiar um candidato do União Brasil à Presidência da Câmara dos Deputados. Desafeto do atual presidente Arthur Lira (PSD), Maia preferiu não tocar no assunto.
“Não acredito no toma lá, dá cá, mas não quero me envolver nessa questão. Acho que devemos buscar a governabilidade, e para ela devemos contribuir, pois o Brasil é que sairá ganhando”, ressaltou Maia.
SUSPEITO
O MPF quer investigar o apagão de documentos de computadores do Palácio do Planalto. O suspeita de uma “queima de arquivos”, após a mídia noticiar que HDs de equipamentos da Presidência da República foram formatados em razão de uma suposta ameaça de vírus.

RESPONSABILIDADES
Se realmente houve uma tentativa de invasão de computadores do Planalto, que guardam informações sensíveis, em condições normais seria natural que isso fosse investigado. A Abin, que tem entre suas atribuições cuidar da proteção de dados relacionados à segurança nacional, deveria necessariamente ser acionada para entrar no caso. E, se houve crime, a PF teria de investigar.
ACENO
Bolsonaro tem dito a aliados que recebeu um recado do núcleo duro do PT, por meio de membros do Judiciário. O presidente conta que teria sido informado que ele e seus filhos não serão “perseguidos” e que o foco do governo Lula é olhar para frente e se concentrar no país.
DESCRENTE
Bolsonaro, no entanto, mostra ter desconfiança da suposta mensagem. Bolsonaro sinaliza que, caso se sinta perseguido, especialmente em ações judiciais direcionadas a ele ou a seus filhos, estimulará seus apoiadores a irem para as ruas e causar tumulto para o governo Lula.
RECADO
Depois de dizer que uma eventual indicação de Simone Tebet a um ministério seria pela cota pessoal de Lula, sem o endosso do MDB, caciques do partido no Norte e no Nordeste pretendem enviar novos recados ao presidente eleito sobre qual ala do MDB contribuiu efetivamente para aumentar os votos que ele conquistou para vencer as eleições.

QUESTÃO
A relação dos indicados para ajudar a equipe de transição deixou um sentimento de esquecimento em caciques do Nordeste, que farão questão de lembrar suas contribuições.
SUBSTITUIÇÃO
O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, é cotado para assumir a presidência da Liga do Nordeste, após a saída de Alexi Portela, ocorrida na semana passada.
ASPIRANTE
A ida do dirigente para o comando do grupo de clubes nordestinos sinalizaria a intenção de Bellintani, futuramente, ser o CEO da Liga do Futebol Brasileiro, que anunciou já ter uma oferta de 5 Bilhões de reais do fundo de investimentos Mubadala por 20% dos direitos.
TROCA
A governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), e sua vice Priscila Krause (Cidadania) receberam, nesta sexta (11), o governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em uma reunião com a equipe de transição. O encontro ocorreu no escritório de transição, que funciona na sede da da Caixa Econômica, no bairro de Santo Amaro.

TRANSIÇÃO
Raquel falou sobre a importância de trocar experiências para a sua futura gestão. “O primeiro ano de gestão é fundamental para começar as transformações necessárias. Mais que um grande amigo, Eduardo conseguiu realizar entregas importantes e agora empresta um pouco da sua visão para nos ajudar a mudar de fato a vida dos pernambucanos, começando pelo combate à desigualdade. Esse é o nosso principal desafio”, frisou.
FOTO DO DIA:
