Por Ricardo Antunes – O mais antigo jornal em circulação da América Latina voltará em novo estilo, mais moderno e em formato impresso berlinense.
A data da volta já foi comunicada pelo seu presidente executivo Carlos Frederico Vital. Será no final de semana de 1º e 2 de agosto, com uma super edição. Haverá também mudanças na linha editorial dentro do projeto “Rumo aos 200 anos”.

Em maio de 2020, o Diário de Pernambuco comunicou a decisão de suspender a circulação do impresso e sair apenas online durante a crise do coronavírus.
A suspensão, mesmo que temporária, gerou muitos comentários por parte dos leitores e jornalistas do estado.
O “Velho DP” tem uma marca consolidada em toda a América Latina, não é apenas o jornal mais antigo, mas uma das empresas que está há mais tempo em atividade. Atualmente, possui cerca de um milhão de seguidores em cada uma das principais redes sociais.

Novo Formato
O “berlinense” é um formato moderno, um pouco maior que o tabloide, sendo mais estreito e curto. Seu processo de produção é parecido com o do standard, sendo um pouco menor.
O formato que será adotado pelo DP é usado em vários diários europeus, incluindo o Le Monde, na França, e o La Repubblica, na Itália. O jornal The Guardian, do Reino Unido, adotou esse formato em setembro de 2005.
Nosso blog deseja êxito na nova missão dos diretores e da brava redação do Diário, da qual tivemos a honra de fazer parte durante oito anos.
