Por Ricardo Antunes – O empresário Thiago Antônio Fernandes Vieira, 42, que fugiu do Brasil, usou um sobrenome falso de uma tradicional família pernambucana, apenas para ostentar. Documentos obtidos pelo Blog, com exclusividade, comprovam a farsa, que enganou até o programa Fantástico, da TV Globo. Thiago nunca foi Brennand, como vinha sendo afirmado. Pelo menos até fevereiro de 2020, quando solicitou a incorporação do sobrenome, mas seu nome de batismo é Thiago Antônio Fernandes Vieira.
O empresário é filho de José Aécio Fernandes Vieira e Joana Tavares da Silva Fernandes Vieira. Zé Aécio, conhecido nome da sociedade pernambucana, é um dos fundadores do Grupo Fernandes Vieira, em 1964, junto com o irmão Francisco Eustácio Fernandes Vieira, que criaram o Memorial São José e o Hospital Santa Joana, ambos no Recife, entre outros empreendimentos.

O Brennand solicitado por Thiago viria de sua mãe, Joana, que abdicou do sobrenome no casamento com Zé Aécio.
O pai de Joana, Luiz Tavares da Silva, foi um conhecido cirurgião, casado com Maria Dulce Brennand. Dulce era irmã do conhecido empresário e colecionador de artes Ricardo Brennand, que faleceu em abril de 2020.
Segundo bastidores, o empresário teria rompido relações com a mãe há alguns anos, e mesmo assim fez a solicitação do sobrenome para ter status e poder usar o sobrenome da tradicional família pernambucana. Mas chama a atenção a solicitação ter sido feita recentemente.

Thiago foi notícia nacional na semana passada, após ter agredido uma aluna em uma academia de luxo, em São Paulo. Ele foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por lesão corporal e corrupção de menores, mas conseguiu deixar o país na madrugada do último domingo (4), mesmo com toda a repercussão já envolvendo seu nome.
A informação da fuga de Thiago foi antecipado pelo nosso Blog na tarde de ontem. Até agora a Polícia Federal não informou o destino internacional do empresário, mas tudo indica que ele estaria em Londres ou Dubai.
No programa global, foram exibidas novas denúncias contra ele, ainda sendo referido como Thiago Brennand, com uma mulher que o acusou de estupro e de tê-la obrigado a fazer uma tatuagem com as iniciais do acusado. Também foi apresentado um funcionário que teria sido agredido pelo empresário por ter passado “rápido demais” em frente à sua residência, além do primo de Thiago, que se trata de um câncer e era alvo de piadas difamatórias por parte do empresário, que o apelidava de “cancinho”.
Leia mais:
https://ricardoantunes.com.br/empresario-thiago-vieira-brennand-pode-ter-fugido-para-londres/
Entenda o caso:
- Irmã diz que família não tem contato com Thiago há 20 anos
- Mais um furo nacional. Thiago Brennand já está longe
- Empresário Thiago Vieira Brennand pode ter fugido para Londres
- Thiago Brennand teria violentado e obrigado mulher a tatuar suas iniciais
- Fantástico mostra novas denúncias contra empresário pernambucano