Com informações do G1 – O ministro Edson Fachin tomou posse nesta segunda-feira (29) como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assume no lugar do ministro Luis Roberto Barroso, que chegou ao fim do mandato de dois anos à frente do tribunal – Alexandre de Moraes será o vice-presidente.
Fachin afirmou que o STF terá como prioridade a defesa da ordem democrática e da Constituição. Ele destacou que não aceitará emendas constitucionais que afrontem direitos fundamentais ou a ordem democrática.
“Nosso compromisso é com a Constituição. Repito: ao Direito, o que é do Direito. À Política, o que é da Política. O genuíno Estado de Direito conduz à democracia. O governo de leis e não o governo da violência: eis o imperativo democrático capaz de zurzir o autoritarismo”, disse.
Fachin também apontou a necessidade de resposta firme à corrupção, que chamou de “cupim da República”. “Ninguém está acima das instituições. Elas são imprescindíveis e somos melhores com elas”, disse.
Veja o vídeo
NOVO MINISTRO
O ministro Edson Fachin tomou posse como o novo presidente do STF, sucedendo Luis Roberto Barroso. Ele destacou que a prioridade do tribunal será a defesa da ordem democrática e da Constituição, rejeitando emendas que afrontem direitos fundamentais.
Fachin… pic.twitter.com/1x6rH79TPl
— Ricardo Antunes (@blogricaantunes) September 29, 2025









