Por Ricardo Antunes — Uma nova fake news afirma que o Recife implantou um “passaporte gay”. O vídeo produzido por um casal de pastores e parlamentares pernambucanos diz que a medida será inaugurada na primeira edição dos Jogos do Orgulho e explica que os jogos possuem algumas exigências como a que os líderes dos times e 50% dos participantes sejam LGBTQIA+, informa o Boatos.org.
“Depois do Passaporte da Vacina para Pernambuco, Recife irá inaugurar o Passaporte Gay na Primeira edição dos Jogos do Orgulho. Os times terão que ter, obrigatoriamente, metade dos jovens LGBT+deAaZ, e o líder da equipe tem que ser Gay”, diz o vereador Júnior Tércio. A esposa do pastor, a deputada estadual Clarissa Tércio conclui “Nós podemos perceber nas entrelinhas disso tudo é uma verdadeira forçação de barra à homossexualidade”.
Muitas pessoas ficaram “indignadas” com a proposta dos jogos e do passaporte gay. Mas a verdade é que a história não é bem assim. A competição, de fato, existe. Porém, ao contrário do que os parlamentares deixam a entender, não haverá nenhuma restrição para “não-gays” no evento. A competição é aberta ao público e jovens heterossexuais poderão participar dos jogos. Na prática, o que temos é apenas uma regra de inclusão de jovens LGBTQI+ em um evento que promove práticas esportivas. É bom frisar, também, que a Prefeitura de Recife em nenhum momento diz que isso será uma regra para todos os campeonatos ou que se trata de um passaporte gay.
Enfim, muito barulho por nada.
É isso.
TRÉGUA
Segundo auxiliares do Planalto, a decisão de Jair Bolsonaro de depor presencialmente na Polícia Federal é um sinal de trégua com STF.

ESTRATÉGIA
Já a defesa de Sergio Moro acredita que a mudança de postura de Bolsonaro é para esvaziar o pedido do ex-juiz. Moro acusa Bolsonaro de intervir politicamente na PF, quando ele era ministro da Justiça e Segurança Pública.
LIVRO
Falando nisso, Sergio Moro e a Editora Sextante decidiram que a pré-venda do livro sobre a Lava Jato e sua passagem pelo governo Bolsonaro começará na segunda quinzena deste mês. O livro, que ainda não tem título, será lançado em diversas cidades do Brasil, com a presença do ex-ministro e ex-juiz da Lava Jato.
BOA NOTÍCIA
O Banco Mundial aumentou sua projeção para o PIB do Brasil em 2021. Em seu relatório semestral sobre a América Central e o Caribe, a entidade elevou a estimativa de 4,5% para 5,3%.

MÁ NOTÍCIA
Para o ano que vem, no entanto, o Banco Mundial passou a prever crescimento de 1,7%. No relatório anterior, a projeção era de 2,5%.
BARRADOS
O deputado federal Ivan Valente (PSOL) quer proibir quem tem offshore de assumir cargo no governo e BC. Se aprovada, a proposta impediriam o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de serem nomeados para os respectivos cargos.
CANCELADO
Guedes acabou desistindo de uma viagem à Paris, horas após estourar o escândalo do Pandora Papers, que trazia seu nome, como um dos políticos que possuem offshore em paraísos fiscais.

REENCONTRO
Rodrigo Maia e ACM Neto se encontraram nesta quarta em um café da manhã articulado por Luiz Henrique Mandetta, diz O Globo.
FAZENDO AS PAZES?
Essa é a primeira vez que eles se reúnem em nove meses. O ex-presidente da Câmara e o presidente do DEM brigaram e passaram a se atacar publicamente depois que o partido declarou neutralidade de última hora na disputa pela sucessão na Casa.
GO RECIFE
O prefeito do Recife João Campos apresenta, nesta quinta-feira (7), os detalhes do Geração de Oportunidade Recife (GO Recife).
EMPREGO
O programa é uma releitura das tradicionais agência de emprego a partir da ótica da transformação digital e já nasce disponibilizando 1,4 mil vagas de trabalho. O lançamento acontece a partir das 11h, no Centro Cultural Cais do Sertão.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira, 06/10/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.








