Do Portal Metrópoles — A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou, na manhã desta terça-feira (10/11), a Operação Clãdestino para cumprir mandados de busca e apreensão em São Paulo. A ação tem como objetivo obter provas sobre a atuação de uma mesma família suspeita de operações ilegais de câmbio.
A ação é mais um desdobramento das operações Câmbio, Desligo e Eficiência, deflagradas pela PF no Rio de Janeiro. Os policiais federais estão cumprindo nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
O nome da operação é um neologismo relacionando as palavras clã (núcleo familiar) e clandestino (fora da legalidade).
Memória
Em maio de 2018, a Polícia Federal deflagrou mais um desdobramento da Operação Lava Jato, a “Câmbio, Desligo”. O alvo dos agentes federais é um esquema que movimentou três mil offshores (empresas abertas em territórios com menor tributação) em 52 países, movimentando US$ 1,6 bilhões.
Um ano antes, a Operação Eficiência foi deflagrada para investigar crimes de lavagem de dinheiro consistente na ocultação no exterior de aproximadamente cem milhões de dólares, organização criminosa e corrupção ativa e passiva por parte de empresários, políticos e pessoas a eles ligadas. Boa parte dos valores já foi repatriada.







