Por Marcos Lima – A atriz Fernanda Torres tinha esperança de ganhar também o Oscar de melhor atriz na cerimônia do Oscar 2025, que aconteceu neste domingo, 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, depois de ser vencer o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro, em 5 de janeiro deste ano.
O que ela não sabia é que, mesmo antes do resultado da festa de entrega de estatuetas, nos Estados Unidos, seria homenageada em Olinda, como uma das grandes personalidades do Carnaval da Marim dos Caetés: os Bonecos Gigantes.
Um dia depois de o filme Ainda estou aqui conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional, o boneco gigante da atriz protagonista do longa desfilou ao lado de outras personalidades.
Na chegada para a cerimônia do Oscar 2025, a atriz Fernanda Torres foi questionada sobre toda a repercussão que o filme “Ainda Estou Aqui” vem conseguindo junto ao público. Na resposta, quando ainda caminhava pelo tapete vermelho do Dolby Theatre, bastante bem-humorada, a atriz primeiro se referiu à “honra” de fazer parte da cultura do carnaval pernambucano. “Gente, virar boneco de Olinda. Isso sim é uma consagração. Eu não tô acreditando”, brincou Fernanda.
O cortejo do 36° desfile dos Bonecos Gigantes no Carnaval de Olinda, que arrastou uma multidão nesta segunda-feira (3), foi puxado pela atriz Fernanda Torres contou com diversos bonecos gigantes feitos por artistas plásticos de Olinda e aconteceu um dia depois da cerimônia em Los Angeles. Em entrevista à GloboNews no tapete vermelho, a artista falou sobre as homenagens no carnaval. ” (veja vídeo abaixo).
Junto com Fernanda Torres, outras personalidades foram representadas, como Reginaldo Rossi, Alceu Valença, a repórter Bianka Carvalho, da TV Globo, Dinho do Mamonas Assassinas e Amy Winewhouse, além de personagens da ficção, como Darth Vader e Yoda, da sequência “Star Wars”.
Bado de Olinda, na plenitude de seus 63 anos foi quem teve o privilégio de carregar nas costas a grande atração da festa. “É uma alegria imensa carregar o boneco de Fernanda Torres. O bonequeiro tem o prazer de fazer bonito o carnaval de Olinda, brincando na paz, na harmonia”, contou.
Os tradicionais bonecos do carnaval de Olinda podem pesar até 25 quilos. Além de aguentar o peso, o carregador do boneco precisa “ter frevo no pé.
A brasileira Fernanda Torres, que concorreu ao Oscar de Melhor Atriz pela sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, usou um vestido de gala preto e brilhante da grife francesa Chanel no tapete vermelho do teatro, em Los Angeles, onde aconteceu a cerimônia.
Ainda Estou Aqui rendeu ao Brasil a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro – o primeiro Oscar levado pelo país na história da premiação. Torres não levou o Oscar de Melhor Atriz, que foi para Mikey Madison, de Anora.
Acompanhada do diretor Walter Salles no tapete vermelho, Torres contou à Globonews que estava bastante nervosa. “Acordei hoje angustiada, foi horrível, mas agora estou ótima”, disse ela.