Por André Beltrão — O sobrenome Brennand anda circulando na imprensa pernambucana, mas não mais nas páginas de cultura e de economia. É que Helena Viktória Brennand, a filha do artista plástico, Francisco Brennand, indignou-se com toda polêmica em torno do empresário Thiago Brennand Fernandes Vieira, que foi preso nos Emirados Árabes e está sendo repatriado para o Brasil de Dubai. Ele vai responder pelos crimes de estupro, sequestro e agressão.
O insólito é que o empresário mudou o nome no ano de 2020 e, na época, a mesma não fez nenhuma menção ao episódio.
Após publicar um vídeo na tarde de ontem (19), em seu Instagram, afirmando que o caso de Thiago trouxe uma exposição negativa do sobrenome da tradicional família pernambucana, ela começou a receber uma verdadeira enxurrada de comentários de gozação e deboche.
Em sua fala, Helena explica que Thiago é filho de uma Brennand, casada com um Fernandes Vieira, mas que nunca foi registrado com o nome que vem sendo usado pelos noticiários. No final, ela apela para que as pessoas “respeitem o nome da família”. Os internautas, no entanto, não se comoveram com o seu pedido.
“Moça, se ele é filho de uma Brennand, então ele é Brennand”. Em outra postagem um comentário diz: “Desde 2003, ele é um Brennand sim, pois ao contrário, ele já estaria preso há muito tempo”.
Veja alguns comentários:
Ao que parece a polêmica envolvendo a aristocracia pernambucana está apenas começando. Na verdade, Helena Viktória é filha de Francisco Brennand com Any, fruto de uma relação fora do casamento. Ela nunca foi aceita pelas primeiras filhas do famoso artista, Maria Cintia (Neném Brennand) e Maria Helena, com sua única esposa Déborah Brennand. Ao longo de sua vida, ele teve mais duas mulheres.
Já Thiago tem como nome de batismo Thiago Antônio Fernandes Vieira. Ele é filho de José Aécio Fernandes Vieira e Joana da Silva Tavares Fernandes Vieira, outra filha de Brennand. Zé Aécio como é chamado, foi um dos fundadores do grupo Fernandes Vieira, que abrigava os hospitais Memorial São José e o Santa Joana, ambos no Recife.
O Hospital Memorial São José integra as empresas de saúde do Grupo Fernandes Vieira, que em 2016 vendeu as ações do Hospital Santa Joana à Empresa de Serviços Hospitalares (Esho), pertencente ao grupo norte-americano UnitedHealth.
Leia também:
EXCLUSIVO: Thiago Fernandes Vieira trocou o nome para se passar por Brennand








