EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes — O afastamento do desembargador Antônio de Melo e Lima, noticiado com exclusividade por esse blog, foi acompanhado de outras medidas cautelares. O Ministro Jorge Mussi determinou, também, o recolhimento do veículo oficial, do celular, laptop do magistrado. Além disso, ele foi proibido de adentrar em qualquer que seja o prédio ou instalação do Poder Judiciário Estadual.
Há notícias, ainda não confirmadas, de que o desembargador Melo e Lima está sendo monitorado eletronicamente por tornozeleira.
O processo corre em segredo de justiça e caiu como uma verdadeira “bomba” no Judiciário pernambucano. Antônio de Lima Melo tem fama de ser um juiz muito austero e ocupava a segunda vice-presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
A confusão em que se meteu, no entanto, é mais grave do que se imagina. Um indício claro que aponta nessa direção é o advogado que o desembargador contratou. Nada menos do que um dos maiores criminalistas do Brasil, Ademar Rigueira. Ouvido pelo Blog ele disse que não iria se pronunciar sobre o assunto.
É isso.
VÁCUO
O “furo” sobre o afastamento do desembargador, Antônio de Melo e Lima, determinado pelo ministro do STF, Jorge Mussi, pegou todo judiciário de surpresa. Até mesmo, os maiores portais do estado ainda estão perdidos e “não deram nada” sobre a notícia mais importante da semana.

BEM ANTES
Somente nesta quarta (4) é que os concorrentes vão entrar no caso. Bom para você, nosso fiel leitor, que sabe antes por aqui.
BANDEIRA BRANCA
Governo Bolsonaro sinaliza ao STF que não brigará pela candidatura de Daniel Silveira. Aliados disseram a ministros que o assunto está pacificado junto ao Executivo e que, se houver qualquer tentativa de rever a inelegibilidade de Silveira, isso aconteceria no âmbito do Congresso.
PREJUÍZO
Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira (3) a aplicação de multa de R$ 405 mil a Daniel Silveira por descumprimento do uso da tornozeleira eletrônica, além de violações do deputado bolsonarista a outras proibições, como as de participar de eventos públicos e conceder entrevistas.

ESTRATÉGIA
O lançamento da pré-candidatura de Lula, no próximo sábado (7), em São Paulo pretende reeditar o clima de “diretas já” e de frente ampla que ocorreu no Brasil em 1984 e 1985, quando acabou a ditadura militar de 1964.
DISCURSO
Lula fará uma espécie de manifesto ao Brasil, falando em reconstrução e união nacional, a exemplo do que aconteceu na redemocratização, quando adversários se aliaram para derrotar a ditadura.
TOPA?
O presidente da União Brasil, Luciano Bivar, garantiu a Sergio Moro a vaga do partido para disputar o Senado por São Paulo. O ex-juiz está inclinado a aceitar a proposta, para garantir participação no debate público nos próximos anos e, em 2026, tentar novamente a Presidência.
AFAGO
Gilberto Kassab diz que Ciro “‘é a única terceira via” e não poupou elogios ao ex-governador. Ele frisou que a aliança “não é impossível”; mas sabe que a tendência do partido, no entanto, é liberar diretórios no primeiro turno.

NO MUNDO DA LUA 1
A demora do governador Paulo Câmara em anunciar o nome de André de Paula ao Senado foi muito criticada nos bastidores da Frente Popular. ” O governador tem tratado seus aliados com deslealdade”, disse um parlamentar. “Ninguém foi mais correto com o PSB do que André”, completou.
NO MUNDO DA LUA 2
Para o mesmo interlocutor será apenas uma questão de tempo para que Eduardo da Fonte (PP), Sebastião Oliveira (Avante) e André de Paula migrem do palanque de Danilo Cabral para o de Marília Arraes. Em resumo: O PT vetou a deputada para o Senado, ela foi para a oposição e o mesmo PT vetou André de Paula. Com isso, somente reforçou a campanha da ex-petista.
NO MUNDO DA LUA 3
A pergunta que todo mundo está fazendo diante do racha da Frente Popular é se Paulo Câmara está mesmo empenhado na campanha de Danilo Cabral ou se já jogou mesmo a toalha? A articulação política do Palácio é simplesmente um completo desastre. Faz sentido.
FOTO DO DIA:








