Por Ricardo Antunes — No Itamaraty, causa estranheza o comportamento radical de Ernesto Araújo. No início da carreira, e até anos recentes, Ernesto era um diplomata com postura moderada.
Parece que ele farejou uma oportunidade e resolveu colocar a máscara de radical para agradar o grupo ideológico que apoiava Bolsonaro na campanha. A máscara valeu o cargo de chanceler, posto ambicionado por todo embaixador.
Nossa coluna já informou que Bolsonaro resiste em demitir o chanceler Ernesto Araújo, porque hoje ele é o único representante da ala ideológica no governo. É uma demissão que deixaria Olavo de Carvalho aborrecido.
No entanto, se sua saída já era uma crônica anunciada, ela só fez piorar nas últimas 48 horas. Ontem (24), a patuscada do assessor para assuntos internacionais da presidência, Felipe Martins, fazendo um gesto de supremacistas brancos foi a gota que faltava no copo cheio d’água. Pelo que eu sei, na minha conta, não existe mais salvação nem para um nem para outro .
É isso. Anotem, por favor.
JUDEU
Para se defender da acusação de ter feito um gesto neo-nazista em audiência no Senado, Filipe Martins disse que é judeu. Perguntado se sua mãe é judia, se ele frequenta alguma sinagoga ou mesmo se já passou pelo bar mitzvah. O assessor de Bolsonaro não respondeu. No Twitter, em 2018, Martins disse ser judeu, “porém cristão”. É outro que deve cair.
GESTO
“Um erro deve ser chamado de erro e, o mais importante, deve ser corrigido. Peço desculpa a todos os cidadãos”. A frase da chanceler alemã, Angela Merkel, foi dita após a mandatária ser duramente criticada, por um erro pontual no manejo da pandemia.

DIFERENÇA
Impossível não comparar a atitude da chanceler com o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro feito na noite de terça-feira (23). Jair Bolsonaro poderia ter admitido que errou e pedido desculpas à população. Mas, nem os mais otimistas conseguem vislumbrar essa atitude de grandeza no presidente.
NÚMEROS
O Brasil registra recorde com quase 100 mil novos casos de Covid em um dia. Os mortos chegam a 303,7 mil. Para se ter uma ideia, isso seria capaz de lotar 5 estádios do Arruda, em Pernambuco. A Informação foi dada hoje em boa matéria do NE TV Segunda edição.
DESGASTE
Há um ano, o estado registrou a primeira morte por Covid-19. Desde então, profissionais de saúde da linha de frente acompanham o aumento do número de leitos de UTI e enfermarias na rede pública, mas apontam que é necessário combater um grave problema: o desgaste físico e mental.

LIMITE
“Estou trabalhando 84 horas por semana. O limite já passou há muito tempo”, desabafa uma médica, que se disse ainda mais aborrecida, por presenciar aglomerações que poderiam ser evitadas.
CRISE
A montadora Toyota suspendeu produção de suas quatro fábricas no Brasil. Renault, Nissan Volkswagen, Scania, Volvo e Marcedes-Benz também pararam. A pandemia descontrolada é fatal, também, para a economia.
BLACK MONDAY
Passava de 14h quando nossa equipe deu mais um furo de reportagem. Descobrimos um dos presos na Operação Black Monday que somente de 2019 para 2020 desviou nada menos do que mais se R$ 60 milhões.

EXIBIDO
O bandido metido a “bonitão” que adorava andar de Lamborghini e se exibir nada redes sociais se chama Cristiano Bianor, ai nessa foto ao lado de sua namorada. Mais uma vez nenhum site ou jornal deu a foto do meliante. Bem, a gente faz a nossa parte.
FOTO DO DIA
Embraer divulga as primeiras imagens do eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical). O protótipo de carro voador elétrico terá 10 hélices e fará decolagens e pousos verticais

Coluna do Ricardo Antunes, Quinta-feira, 25/03/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







