Por Ricardo Antunes — O senador Flávio Bolsonaro (Patriota), admite que o presidente Jair Bolsonaro precisa de um partido para concorrer à reeleição e afirma que o mandatário está em dúvida entre três partidos. “Escolha está entre PP, PL e Republicanos”, disse o senador e filho do presidente. Na declaração, Flávio Bolsonaro descartou o PTB, de Roberto Jefferson, que nas últimas semanas tem travado uma luta interna por poder, que acabou rachando a legenda.
Flavio Bolsonaro argumenta que as três siglas são importantes para dar uma capilaridade para a candidatura de Jair Bolsonaro, e tempo de televisão. “Diferente da campanha passada, nessa, o tempo de televisão será muito importante, inclusive para que possamos combater às Fake News”, disse o senador, que é investigado em inquérito do STF, por distribuir notícias falsas.
A opção por PP, PL e Republicanos, teria a ver com a capacidade dos partidos de darem “robustez” ao projeto de reeleição de Bolsonaro. “Com um partido grande, ele vai ganhar uma assessoria jurídica, uma assessoria de comunicação e permitir que aqueles parlamentares que queiram vir para o partido do presidente também tenham tempo de televisão e estrutura para fazer as suas campanhas”, diz o parlamentar em entrevista à Jovem Pan.
Ouça o áudio:
A exclusão do PTB do grupo de partidos visados por Bolsonaro passa pelo racha interno do partido. A presidente interina da legenda, Graciela Nienov deixou o correligionários em “pé-de-guerra” ao tentar expulsar a ex-deputada Cristiane Brasil (filha de Roberto Jefferson) e o blogueiro Oswaldo Eustáquio.

SUSPEITA
O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) atribui a integrantes do Palácio do Planalto e a aliados de André Mendonça o recente “vazamento” de um áudio que revela uma possível troca de favores entre o parlamentar e o desembargador Gilberto Pinheiro, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP).
ÁUDIO
No áudio, divulgado na semana passada pela revista Veja, Alcolumbre combina com uma mulher que seria ligada ao magistrado a melhor forma de lhe pagar um salário sem que ela precisasse trabalhar. O dinheiro seria debitado dos vencimentos que o então deputado Alcolumbre recebia da Câmara.
VOTO ELETRÔNICO
Aliados de João Doria estão levantando desconfiança a respeito do sistema de votação das prévias do PSDB, que acontecerão de forma eletrônica, por meio de um aplicativo.
VOTO IMPRESSO
Pessoas próximas ao governador passaram a dizer que o formato não é confiável e pode haver manipulação. A alternativa seria voltar à maneira antiga, com uso de cédulas. Parece que já vimos esse filme antes…

MÃOZINHA
Para auxiliar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) no Nordeste, o tucano Tasso Jereissati vai se licenciar do Senado. No lugar do senador cearense, assumirá a vaga em Brasília o empresário Chiquinho Feitosa, que é o presidente do DEM no estado.
SEM TRÉGUA
Oito dias após Ciro Gomes propor uma “trégua de Natal” ao PT, o ex-ministro de Lula rasgou a bandeira branca e divulgou um vídeo com ataques aos antigos aliados.
EFEITO
Mas os ataques fizeram efeito. Lula, que evitava responder as provocações do candidato do PDT, teve que se despir do figurino de pacificador nacional e proferir uma grosseria a seu ex-ministro.
ARMA…
Falado em guerra, uma empresa especializada em plataformas robóticas desenvolveu nos Estados Unidos uma versão de seu cão robô equipado com uma arma desenvolvido para fins militares.

…DE GUERRA
O equipamento tem alcance de 1.200 metros e é desenvolvido pela Ghost Robotics em parceria com a Sword Defense.
CINEMA
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu “Deserto Particular”, do diretor Aly Muritiba, como representante do Brasil na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2022. O anúncio foi feito há pouco após o Comitê Brasileiro de Seleção se reunir.

DESERTO PARTICULAR
A obra, protagonizada por Antonio Saboia, retrata a história de Daniel, um policial exemplar que comete um erro e é afastado de sua função, colocando sua carreira e honra em risco. Sua única alegria é Sara, moradora do sertão da Bahia, com quem se relaciona virtualmente. Não vendo mais sentido em continuar vivendo em Curitiba, ele parte em busca de Sara após seu desaparecimento.
PESQUISA
As análises mais recentes feitas pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz, mostram que a variante delta da Covid-19 é predominante entre as amostras coletadas. Dos 176 pacientes positivos para o novo coronavírus que passaram por sequenciamento genético, 154 (87,5%) apresentaram a variante delta ou suas sublinhagens.
FOTO DO DIA:








