Com informações da assessoria – Pela primeira vez, A Festa Literária das Periferias – Flup desembarca em Pernambuco. O evento acontece de 10 a 14 de setembro de 2025, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. A programação gratuita homenageia o poeta e escritor Solano Trindade e reunirá autores, intelectuais, artistas, lideranças religiosas e pensadores do Brasil para debater ideias que emergem das periferias, tanto geográficas quanto simbólicas.
Com o tema “Saberes conectados: negritude em todos os espaços”, a Flup Pernambuco promoverá uma série de mesas temáticas. Ancestralidade, arte, literatura, religiosidade, juventude, feminismos, política e direitos serão debatidos sob um olhar diverso e plural, valorizando saberes, pensamentos e produção de conhecimento de populações negras, periféricas e grupos historicamente excluídos em um Brasil marcado pelo ranço escravagista, privilégios hereditários e cruel concentração de riquezas.
A Festa Literária será realizada em diálogo com escolas, bibliotecas, espaços comunitários e movimentos culturais, reafirmando o compromisso da Flup com a descentralização e democratização do conhecimento, o incentivo à leitura e à criação literária.

“Conheço Julio Ludemir, idealizador da Flup, desde a adolescência, mas nos dispersamos pelo tempo e espaço. Depois, passei a acompanhar suas atividades como jornalista e escritor e descobri esse trabalho pioneiro. Em 2023, fui ao Rio para participar da Festa, que homenageou Machado de Assis e Lima Barreto, no Morro da Providência. Naquele momento, soube que essa experiência precisava chegar a Pernambuco, terra de tradição literária e cultural efervescente”, observa Tarciana Portella, coordenadora da Flup Pernambuco e cofundadora do Instituto Delta Zero para o Desenvolvimento da Economia Criativa.
“A Flup não é apenas um evento – é processo, plataforma de pensamento, conexões e incubação de talentos antes invisibilizados. Sempre culmina em um grande encontro, como o que teremos aqui em setembro, que será o ponto de largada desse movimento de troca de expertises” finaliza.
A Flup Pernambuco é uma realização do Instituto Delta Zero, em parceria com a Flup, por meio da produtora Suave e da Associação Na Nave, que promovem o evento no Rio de Janeiro, há 14 anos. Emendas parlamentares do deputado Renildo Calheiros e do senador Humberto Costa, por meio do Ministério da Cultura, viabilizaram o evento, que conta ainda com apoio da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias municipais de Cidadania e Cultura de Paz/ Compaz Governador Eduardo Campos e Cultura/Fundação de Cultura do Recife. A Flup PE conta também com patrocínio do Banco do Nordeste (BNB).
Mais informações e atualizações da programação podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial da edição pernambucana: @flup.pe2025. A Flup PE também terá uma página no site da Flup, que pode ser acessada por meio do endereço eletrônico https://www.vempraflup.com.br/flup-pernambuco.
PROGRAMAÇÃO FLUP PERNAMBUCO
* Todos os dias, das 14h às 21h30 – Lançamentos, Feira de Livros e Espaço Gastronômic
QUARTA-FEIRA (10 de setembro)
15h – Roda de Diálogo – “Nós que somos Solano Trindade”, com Liberto Solano Trindade e Nilu Strang
A ação contará com a participação de Liberto Solano Trindade, filho de Solano Trindade e Margarida Trindade, que irá compartilhar relatos sobre a trajetória artística e a relevância cultural de ambos. Em seguida, Nilu Strang apresentará um cordel sobre Margarida Trindade, destacando seu papel na arte e na resistência cultural afro-brasileira.
17h – Sarau Versos e Raízes
18h30 – Cerimonial de abertura
19h – Mesa: Sabemos a direção? Como resgatar a juventude negra
- Palestrantes: Bianca Santana, Jessé Souza
- Mediação: Jéssica Santos
20h30 – Lançamento de livros de Jessé Souza, Bianca Santana e Jéssica Santos








