Do g1 — A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, nesta terça (21), um alerta de chuvas de moderadas a fortes para o Grande Recife, Zonas da Mata Norte e Sul e Agreste. O aviso vale até as 23h da quarta (22). A capital pernambucana e outras cidades da Região Metropolitana tiveram ruas alagadas no início da manhã e muitos transtornos.
De acordo com o aviso meteorológico número 16/23, existe a expectativa de pancadas de chuva moderadas para a terça-feira e possibilidade de continuidade ao longo da quarta.
A agência já tinha apontado a previsão de chuvas em todas as regiões de Pernambuco. O Sertão está com aviso laranja, de risco moderado a alto, válido para hoje.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/n/Q/GruPtDSNywVpjEd0Ooiw/estrada.png)
Na Estrada dos Remédios, em Afogados, na Zona oeste, motoristas enfrentaram dificuldades para passar, devido ao volume de água.
No bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte da cidade, várias ruas ficaram alagadas. “Já é tradicional que isso aconteça por aqui”, disse o motorista Silveira, morador do bairro.
A Apac informou que existe um sistema meteorológico evoluindo no litoral e ultrapassando o bloqueio do vento.
Por isso, existe o aviso de observação por causa do aumento gradual nas áreas de risco. As regiões de maior probabilidade são Mata Sul e posteriormente o Agreste.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/c/n/u0ebIcTxG6KW2GtqBjRw/nova-desco.png)
A Defesa Civil do Recife informou que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400.
A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem a Defesa Civil em caso de necessidade.
Outras cidades
A chuva da manhã desta terça também provocou alagamentos em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Em Piedade, um homem tentou circular pela rua e ficou com água na altura do joelho.
A água da chuva invadiu a Escola Municipal Almirante Tamandaré, no bairro de Curcurana. A unidade tem alunos do primeiro ao quinto ano do fundamental.
Quando começou a chover, às 8h, a água invadiu de imediato as salas e outros espaços. A aula desta terça foi cancelada e os pais receberam o aviso para irem buscar as crianças.
Em Abreu e Lima, também no Grande Recife, houve alagamentos em vários pontos. Carros tiveram dificuldade para passar pela BR-101.
Houve registro de áreas alagadas na rodovia PE-15, entre Olinda e Paulista, também no Grande Recife. Na Avenida México, em Rio Doce, os carros tiveram dificuldade para transitar.
Veja aonde mais choveu nas últimas 24 horas
- Santa Cruz da Baixa Verde – 81,7 milímetros
- Triunfo – 73,2 milímetros
- São José do Belmonte – 70 milímetros
- Barreiros – 62 milímetros
- São José da Coroa Grande – 62 milímetros
- Jaboatão dos Guararapes – 57 milímetros