Com informações do G1 |
O artista plástico e ceramista Francisco Brennand morreu, nesta quinta-feira (19), aos 92 anos, no Recife. Ele estava internado no Real Hospital Português, na região central da capital pernambucana. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital por telefone. A causa da morte não foi divulgada.
Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu no Recife em 11 de junho de 1927. Depois de seguir para o Rio de Janeiro em 1937, Brennand retornou ao Recife em 1939, concluindo o curso ginasial em 1942. No mesmo ano, começou a trabalhar na Cerâmica São João, como aluno informal do escultor Abelardo da Hora.
Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a Cerâmica São João da Várzea, fundada em 1917 pelo próprio pai. Nas ruínas, deu início a um projeto de esculturas de cerâmica que se multiplicaram nas áreas interna e externa do local.
Uma das obras mais conhecidas de Brennand é o Parque das Esculturas, a sendo a principal obra no complexo a Coluna de Cristal, com 32 metros de altura e confeccionada em argila e bronze. Ela pode ser vista do Marco Zero do Recife.