Da Redação do Blog – Nos últimos dias, Manaus tem acordado sob uma densa camada de fumaça, consequência do aumento das queimadas durante o período de seca na região. Nesta quinta-feira (15), as imagens mostram a cidade com o céu totalmente encoberto.
A intensa “neblina” tem afetado a área desde sábado (10), resultando em altos níveis de poluição. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que a situação é provocada pelas queimadas registradas no sul do Amazonas.
A redução das chuvas e o aumento do desmatamento e queimadas ilegais têm causado incêndios em áreas de floresta e campos, liberando fumaça que compromete a qualidade do ar em Manaus.
Segundo o INPE, o Amazonas registrou 3.043 focos de incêndio nos primeiros 11 dias de agosto, um aumento de 190% em relação ao ano passado (1.046 focos). Julho deste ano também bateu recorde, com 4.072 focos, superando os 2.119 de julho de 2020.
A situação remete a 2023, quando a fumaça cobriu Manaus por dias, resultando em altos índices de material particulado e aumento de atendimentos médicos por complicações respiratórias.
Veja o vídeo
View this post on Instagram









