Por Ricardo Antunes — O partido do deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), deu mais um passo em direção à eventual fusão com o Democratas, informa o colunista Guilherme Amado, no Metrópoles.
Segundo o jornalista, dentro do DEM, os mais interessados na fusão, são Ronaldo Caiado e Davi Alcolumbre. Eles e Rodrigo Pacheco, com um pé no DEM e outro no PSD, são os principais interlocutores de Luciano Bivar e Antonio Rueda, respectivamente presidente e vice do PSL.
Agora, a direção do PSL da Bahia está sendo trocada, com a substituição da deputada federal Dayane Pimentel por Amauri Nascimento, aliado de ACM Neto, presidente do DEM. Com a Bahia devidamente equacionada, é menos uma pedra no caminho de uma futura fusão.No entanto, o acordo ainda tem uma longa estrada para percorrer.
Além do DEM, quem também trabalha por uma fusão com o PSL, é o PP, de Ciro Nogueira. O ministro da Casa Civil do Governo Bolsonaro negocia há meses com Luciano Bivar a união dos dois partidos.
O que interessa a Nogueira e Bivar é eleger a maior bancada de deputados federais. A do PSL, hoje, é a segunda maior da Câmara, só perdendo para a do PT. A do PP é a quarta. Com a fusão, eles calculam que poderão eleger mais de 100 deputados.
CAMINHONEIROS
A categoria de caminhoneiros está dividida em relação à adesão aos protestos bolsonaristas do 7 de Setembro, mas a tendência é que os motoristas participantes dos atos o façam sem apoio formal de entidades, informa a Folha.

CRÍTICA
Para Wallace Landim, o Chorão, que chefia a Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores) o movimento está desvinculado da pauta dos caminhoneiros. “É totalmente político, é do Sérgio Reis, da Aprosoja, também do movimento intervencionista, mas a gente não participa de pauta política”, diz ele.
TEMOR
Falando em Aprosoja, os indígenas que protestam contra o “Marco Temporal” em Brasília, temem confronto com ruralistas e apoiadores do presidente no 7 de Setembro. O julgamento no STF sobre a medida pode se arrastar. Com isso, os indígenas que estão acampados na capital federal e apoiadores do presidente poderão ocupar espaços muito próximos durante o feriado.

QUARENTENA
A proposta de quarentena para militares, policiais, juízes e promotores disputarem eleições já a partir de 2022, perdeu forças no Congresso. Parlamentares estão discutindo alternativas, no âmbito do novo Código Eleitoral. Uma delas seria iniciar a imposição dessa quarentena somente em 2024.
NO JOGO
Se isso se confirmar, a eventual candidatura do ex-juiz Sergio Moro nas próximas eleições, estaria liberada, e seria mais uma opção para quem deseja uma terceira via.
PLANOS
Quem também tenta construir uma candidatura de centro, é o presidente do PSD, Gilberto Kassab. Ele voltou a dizer nesta quinta-feira (2) que o seu partido, terá candidatura própria ao Planalto em 2022 e “todos sabem disso”. “Os planos A, B, C e D do partido são Rodrigo Pacheco presidente”.
AMEAÇA
O secretário da Cultura, Mario Frias, ameaçou punir o governador de São Paulo, João Doria, depois que o tucano anunciou a reabertura do Museu do Ipiranga, em São Paulo depois de uma longa reforma.

SEM PERMISSÃO
No Twitter, Frias afirmou que o governador é uma “farsa patética” e disse que a reabertura do museu não foi autorizada. O secretário disse que pode reprovar as contas da reforma e forçar a devolução dos investimentos. “O sujeito é uma farsa patética. Não vou discutir com alguém que mente patologicamente. Faz assim, tenta inaugurar a obra sem a minha permissão”, escreveu.
CRISE
Enquanto os políticos brigam, o povo padece. Pernambucanos têm tido dificuldade para compor o clássico prato com arroz, feijão e carne, devido à alta acumulada de mais de 20% no preço cobrado nos açougues. Com a economia desfavorável, a alternativa tem sido diminuir a qualidade da refeição e recorrer a ossos e ovos.
DUREZA
De acordo com Rodrigo Nepomuceno, dono de um açougue no Recife, depois do reajuste do preço da carne, aumentou muito a procura por ossos. Isso porque as pessoas utilizam o subproduto da carne para fazer sopas e caldos. Somente no estabelecimento dele, são vendidos 500 quilos de ossos por mês.
ALENTO
A boa notícia, no entanto, é que o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco teve alta de 10,5%, no segundo trimestre em comparação ao mesmo período de 2020. Esse é o mesmo índice registrado no PIB do Brasil, nesse espaço de tempo.
FOTO DO DIA:
Chitas machos nadam para sair de um rio inundado em Masai Mara, no QuêniaColuna do Ricardo Antunes, Quinta-Feira, 02/09/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.








