Da Redação do Blog –O Galo da Madrugada revelou planos ambiciosos para tornar o evento de 2024 um marco na sustentabilidade. Em parceria com cooperativas de catadores, a agremiação irá reciclar resíduos sólidos, gerando renda para dezenas de famílias e promovendo a destinação correta de materiais como alumínio, papel e plástico. Vinícius Hernandes, gerente de Negócios da Ambipar Environmental Nordeste falou com o blog, e explicou a iniciativa pioneira do Galo da Madrugada (veja o vídeo acima).
Além disso, o bloco pretende ser o primeiro “Galo carbono zero” da história, comprometendo-se a compensar integralmente as emissões de carbono do desfile. A iniciativa, realizada em colaboração com a Ambipar Environmental e Novelis, envolve a estimativa precisa das emissões geradas por atividades como trios elétricos, deslocamento de trabalhadores e montagem do icônico galo gigante.
O processo será compensado com créditos de carbono de energia renovável, tornando o Galo da Madrugada um pioneiro na busca por um Carnaval mais sustentável e ecoconsciente. A participação ativa dos foliões, com a distribuição de sacolas para descarte correto, e a integração de catadores no desfile destacam a importância da colaboração de todos na construção de um evento ambientalmente responsável.
A expectativa é que cerca de 200 catadores estejam envolvidos na coleta de resíduos sólidos durante o desfile, proporcionando uma prática sustentável e contribuindo para a geração de renda para essas comunidades. A iniciativa reforça o compromisso do Galo da Madrugada não apenas com a celebração do Carnaval, mas também com a preservação do meio ambiente e o impacto positivo nas comunidades locais.