A cúpula do Exército avalia publicar amanhã a portaria de transferência de Eduardo Pazuello para a reserva, mas com data de sexta-feira 21. Seria uma saída para evitar a abertura de processo disciplinar pela participação do general da ativa em ato político, ao lado de Jair Bolsonaro, informa O Antagonista
O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello violou o Regulamento Disciplinar do Exército no evento de hoje. Fontes militares dizem que o comportamento do general, incentivando aglomerações em plena pandemia, envergonha as Forças Armadas.
Essas mesmas fontes dizem que ele deverá ser chamado a explicar sua participação na manifestação no Rio, mas que a abertura de um processo disciplinar contra Pazuello poderia provocar uma crise com o Palácio do Planalto.
O comandante do Exército sabe que se omitir diante do caso pode significar um precedente perigoso que alimente insubordinações. A ida de Pazuello para a reserva também pouparia a instituição do desgaste com as investigações da CPI da Covid, que pretende reconvocar o ex-ministro da Saúde.

TRAIÇÃO
Militares ligados ao Alto Comando consideram que o general Eduardo Pazuello foi desleal com o comandante do Exército, Paulo Sérgio, ao subir no palanque com o presidente Bolsonaro numa manifestação política no Rio. Pazuello desrespeitou o Regulamento Disciplinar do Exército e colocou o comandante contra a parede. Se ele não punir Pazuello comete prevaricação. Se punir, corre o risco de ver o presidente revogar o ato. Na prática, Pazuello “pagou com traição a quem lhe deu a mão”.
EFEITO LULA
O cientista político Paulo Baía entende que o ato foi uma antecipação da campanha eleitoral para a reeleição no próximo ano. Segundo ele, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, que anulou todas as condenações do ex-presidente Lula, o tornando elegível, acelerou a corrida pelo cargo. “A volta de Lula à eleição precipitou uma série de movimentos dos apoiadores de Bolsonaro e de Jair Bolsonaro para acelerar sua campanha e manter um grupo fiel às suas ideias”, diz ele.
REPÚDIO
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota em que repudia e classifica como “violação à liberdade de imprensa” a intimidação de repórteres por políticos e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no ato deste domingo. Durante a manifestação, o repórter da CNN Pedro Duran foi agredido verbalmente por apoiadores de Bolsonaro e impedido de realizar a cobertura do protesto. Duran precisou ser escoltado por policiais militares até um carro da emissora, sob gritos de “CNN lixo”.
VIAGEM
Depois de seu passeio de moto pelas ruas do Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro embarcou na tarde deste domingo para Quito, onde participará da posse do novo presidente do Equador, Guillermo Lasso. No Twitter o deputado Eduardo Bolsonaro publicou uma foto no momento do embarque. “Agora, acompanhando o PR Jair Bolsonaro, a caminho de Quito, Equador, para a posse do novo Presidente Guilhermo Lasso, com Marco Feliciano e Filipe Barros.”
FLERTE
Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin “flerta com partido de esquerda”, diz Lauro Jardim em sua coluna de hoje. Tucano desde a fundação do PSDB, há 33 anos, Geraldo Alckmin tem conversado com o PDT, de Ciro Gomes.
INCONFIDÊNCIA
A propósito da inconfidência feita por Silas Malafaia, que diz ter ouvido de Luiz Fux que todos os ministros do STF apoiam a indicação de André Mendonça para a vaga de Marco Aurélio Mello, “menos o Gilmar Mendes”, o próprio Gilmar nega a alegada objeção.

ELE NEGA
“Conversei com o André Mendonça duas vezes recentemente. Não há veto de modo algum de minha parte. Disse que ele pode virar ministro pelas qualidades dele, e não é preciso invocar qualquer questão evangélica”, diz Gilmar Mendes.
PREVENÇÃO
Em mais uma medida na tentativa de evitar a transmissão comunitária da variante indiana do coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou neste domingo (23/5) um reforço de 300 mil doses a mais de vacina contra a Covid-19 nos quatro municípios que formam a região metropolitana de São Luís, capital do Maranhão.
VARIANTE
O governo maranhense confirmou recentemente os primeiros casos de Covid-19 provocados pela variante indiana no Brasil. De acordo com o secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, a variante B.1.617 foi encontrada em seis amostras de testes realizados na tripulação a bordo do navio MV Shandong Zhi, atracado no litoral do Maranhão. Um dos doentes está internado em estado grave na capital.
DANÇA DAS CADEIRAS
Depois da troca no comando da Funcef na semana passada, o governo prepara a mudança do alto comando de mais um fundo de pensão estatal: José Maurício Coelho tem mandato como presidente da Previ até maio, mas sairá antes. O Centrão vê com bons olhos a troca. Do trio de fundos de pensão estatais gigantes, aparentemente só a Petros será poupada.
FIM DO JEJUM
O Tricolor colocou fim a mais de oito anos de fila e conquistou o Campeonato Paulista ao vencer o Palmeiras por 2 a 0, neste domingo, no Morumbi, com um gol de Luan e outro de Luciano. Mas representa muito mais do que isso: é o início do resgate de um clube que sofreu com eliminações frustrantes, perdas sentidas e os maiores rivais levantando taças. É o primeiro título do São Paulo desde a Copa Sul-Americana de 2012.

FIM DO TABU
Já o Náutico quebrou um tabu de 53 anos em finais contra o Sport, e levantou sua 23ª taça do Estadual. O Alvirrubro venceu o Leão nos pênaltis neste domingo, nos Aflitos, após um empate por 1 a 1 no tempo normal – além do mesmo resultado no primeiro confronto. O duelo entre Leão e Timbu, inclusive, marcou a 19ª vez em que o Clássico dos Clássicos acontece em uma final do Estadual.
A RUA
Considerada uma das três vias mais bonitas do mundo pela revista estadunidense Architectural Digest, a Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife, terá circulação exclusiva para pedestres a partir desta segunda-feira, 24 de maio. O projeto começou a ser implantado na segunda-feira passada (17) pela Prefeitura do Recife. Segundo a gestão municipal, a mudança visa beneficiar as mais de 45 mil pessoas que transitam diariamente no Bairro do Recife.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Domingo 23/05/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.