Da Redação do Blog – A morte, nesta quarta-feira (14), do ex-prefeito de Olinda e um dos maiores políticos da geração 70, Germano Coelho, aos 93 anos, foi lamentada por diversas pessoas. Na sua trajetória fez amigos, admiradores e conquistou feitos importantes para a cidade que amava.
Germano foi prefeito de Olinda de 1977 a 1980 e, posteriormente, entre 1993 e 1996. Em 1982, participou da conquista do título de Cidade Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco.

Em entrevista ao blog Ricardo Antunes, o ex-prefeito de Carpina e ex-deputado federal, Carlos Lapa, revelou uma curiosidade pouco conhecida da história de Germano Coelho. Em 1977, os dois foram os primeiros prefeitos do país a instituírem o décimo terceiro para servidores público e municipais – algo que não existia na época.
“Fomos os primeiros prefeitos do Brasil a darem décimo terceiro a servidores municipais. Eu, por coincidência, estava fazendo em Carpina e ele em Olinda”, destacou Carlos Lapa.“Germano era um doce de pessoa, uma pessoa ímpar, suave no tratamento, elegante, educado demais, impressionava pelo carisma que tinha, lembra o ex-prefeito de Carpina.

Já o advogado, escritor e presidente da Fundaj, Antônio Campos ressaltou o lado humanista e o legado deixado por Germano Coelho”Pernambuco perdeu fisicamente um grande humanista, que também foi um grande gestor para a cidade de Olinda. Que o seu legado inspire o futuro.”

O empresário João Luiz Dias Perez também lembrou de momentos com Germano. “A provider ainda dentro do ovo, ele conversou comigo e pediu para levar o negócio para Olinda. Que sempre foi uma cidade dormitório. Eu juntos aos sócios decidimos ficar em Recife e me arrependo até hoje”, lamentou. “Era homem digno- embora eu tenha opiniões contrárias. Uma pena. Foi um bom conselheiro para mim”, finalizou.
Outro que também lamentou a perda do ex-prefeito de Olinda foi o jornalista Ivan Maurício, que foi chefe de gabinete de Germano Coelho, e chegou a ser presidente da Empresa de Desenvolvimento Integrado de Olinda – URB de Olinda na gestão de Germano.
Ivan fez um artigo para o Blog Ricardo Antunes onde contou o quanto marcou a convivência com os ex-prefeito e como a frase do ex-prefeito ainda ecoa em sua mente: “Tem gente que sonha com coisas possíveis e dizem não. Eu sonho com coisas impossíveis e pergunto: Por que não?”.







