Por Ricardo Antunes — A polícia investiga um esquema de pirâmide financeira que aplicou golpes em atores como Murilo Rosa e Juliana Paes, além de outros famosos. Segundo a colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, a estrela de novelas como A Dona do Pedaço depositou R$ 500 mil para a empresa F2S Intermed de Negócios. O proprietário sumiu com o dinheiro.
Paes, no entanto, não lidou diretamente com o golpista. O negócio teria sido feito em maio de 2018 por meio de um consultor financeiro, que também perdeu dinheiro. Ao lado de Paes, o ator Murilo Rosa e o ex-jogador do São Paulo Luis Fabiano também foram vítimas.
Segundo o MP, a empresa oferecia um falso modelo de investimento envolvendo a aquisição de automóveis seminovos e posterior revenda a lojistas, com rentabilidade prevista de 4% a 8%. Os criminosos angariavam investidores e se beneficiavam da divisão da rentabilidade do golpe.
O esquema envolvia remunerar os investidores antigos com o dinheiro resultante de aplicações dos novos investidores, sem que existisse de fato a operação de investimento, ou seja, as compras de veículos.
A prisão preventiva dos acusados foi requerida, mas o pedido não foi aceito pela Justiça.
MARCHA À RÉ
Em visita a Cuiabá nesta quinta (19), Jair Bolsonaro recuou de seus ataques a ministros do STF e do TSE e se disse disposto a “conversar” com Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e o corregedor-geral eleitoral, Luís Felipe Salomão. “Eles falam o que acham que está certo, eu falo o que acho que está para o lado de cá. E vamos chegar num acordo”, acrescentou o presidente.

INJUSTO
A menção a Luís Felipe Salomão, veio após o corregedor determinar a suspensão de canais bolsonaristas, acusados de divulgar informações falsas sobre o processo eleitoral. O presidente não gostou: “Não é justo o TSE agora desmonetizar páginas que falam que o voto impresso é necessário”.
JOGO DE CENA
O suposto recuo nos ataques aos Poderes não passou de “jogo de cena” do presidente. Horas depois da declaração, Bolsonaro e o advogado-geral da União, Bruno Bianco, se reuniram para discutir os detalhes finais dos pedidos de impeachment de ministros do STF.
LIVRE COMÉRCIO
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que os países do Mercosul deveriam ter uma moeda única, como ocorreu no Mercado Comum Europeu. Durante uma reunião na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Guedes defendeu a criação de uma área de livre comércio.

RELEVÂNCIA
Há mais de 10 anos, a ideia de uma moeda única está no radar de Paulo Guedes, que ressalta que o Mercosul responde por menos de 6% das exportações brasileiras e está “ficando irrelevante” para o país.
NA FRENTE
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), aparece com 18% das intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro, segundo pesquisa realizada pelo instituto Gerp. Eduardo Paes (PSD) tem 15% e Marcelo Freixo aparece com 12%.
ESPECULAÇÃO
A candidatura de Mourão, rifado por Jair Bolsonaro para um novo mandato, é desejo explícito do PRTB no Rio. Recentemente, ele concedeu entrevista para a legenda em que fala dos problemas do estado. Questionado, ele diz que tudo “especulação”. É claro.
BOQUINHA
Ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia conseguiu um novo cargo: Secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Governo João Doria (PSDB). Entretanto, Maia não mudará o seu domicílio eleitoral do Rio de Janeiro para São Paulo. “Serei candidato à reeleição no Rio”, diz ele.

RECADO
Ao trazer Rodrigo Maia, para o primeiro escalão de seu governo, Doria busca duas coisas: dar um recado claro para a ala do PDSB de Aécio Neves, seu desafeto, colocar sua articulação política num patamar nacional, fortalecendo sua candidatura nas prévias do partido.
TURNÊ
Adriana Calcanhotto e Gilberto Gil farão uma turnê juntos pela Europa entre o fim de setembro e o início de novembro.
VOZ E VIOLÃO
Um total de 19 shows em nove países. Adriana abrirá os espetáculos apenas com voz e violão e, depois, Gil sobe ao palco acompanhado de dois filhos e dois netos.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Quinta-Feira 19/08/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.