Da Redação do Blog – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Só Oficial, para desmantelar uma quadrilha que criou páginas falsas de inscrição para o Enem 2024. O objetivo dos criminosos era enganar os candidatos e cobrar indevidamente a taxa de inscrição, por meio de sites falsos que simulavam o ambiente oficial do Inep.
Durante as investigações, a PF identificou que os criminosos conseguiram arrecadar cerca de R$ 3 milhões. O dinheiro foi enviado via Pix para uma conta vinculada a uma empresa privada que não tinha qualquer relação com o exame.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Praia Grande (SP), onde um dos suspeitos já possui 15 passagens criminais por estelionato. A conta usada no golpe pertence a uma fintech com diversas denúncias por cobranças indevidas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/L/7/fA4pRBSyGMTBITI3Dn4g/enem.png)
Além do prejuízo financeiro, milhares de candidatos perderam a chance de fazer o Enem 2024, pois, ao realizarem o pagamento nos sites falsos, ficaram fora do sistema oficial e foram eliminados automaticamente do exame.
A PF bloqueou os bens dos envolvidos e seguirá investigando a quadrilha. Os suspeitos devem responder por fraude eletrônica com uso de meio virtual e crime continuado.









