Por Ricardo Antunes — O Google anunciou nesta terça-feira (14), uma série de iniciativas voltadas para o Brasil. As novidades incluem uma nova seção no Google Trends que mostrará informações em tempo real sobre eleições, com dados sobre pesquisas comuns, candidatos e partidos, um novo relatório sobre publicidade política feitas pelo Google Ads e painéis no YouTube também voltados ao pleito de 2022.
Para combater fake news e ampliar o acesso a informações sobre pleito eleitoral, a Google anunciou novidades como o Relatório de Transparência de Publicidade Política, em que usuários poderão conferir dados sobre propagandas políticas disponíveis em plataformas do buscador. Assim, será possível descobrir com mais facilidade informações como, por exemplo, quem comprou qual publicidade e em quais locais essas propagandas foram veiculadas.
O portal será lançado no início oficial da campanha eleitoral, em 16 de agosto. O site usará informações do Google Trends, que mapeia as buscas no Google. Candidatos, partidos e principais perguntas sobre a eleição de outubro serão detalhados na plataforma.
TESOUREIRO
Diante da resistência de Bolsonaro em pedir abertamente dinheiro para sua campanha a empresários, o senador e filho 01 do presidente, Flávio Bolsonaro, assumiu a dianteira das arrecadações.

REPRESENTANTE
Com isso, segundo integrantes da campanha, Flávio passou a ter papel fundamental na função, já que o Bolsonaro não tem se empenhado em receber empresários que possam lhe ajudar no pleito. Eles avaliam que o presidente não quer assumir compromissos com eventuais doadores. Neste cenário, o senador é apontado como o único do clã Bolsonaro que pode falar em nome do pai.
PROGRAMA
Após pressão de policiais, o texto que servirá de diretriz para a elaboração do programa de governo de Lula será mudado para incluir a “valorização da categoria” como um dos pontos da política de segurança pública.
ENCONTRO
PT e PSB devem adiar, para a próxima semana, uma reunião agendada para esta quarta-feira (14), onde tentariam resolver o impasse em sete estados onde ambos os partidos possuem candidaturas. A dificuldade de acordo, aliado ao fato de Lula ainda estar em isolamento por Covid, interferem no andamento das negociações.
À MARGEM…
Os deputados do chamado Centrão querem reduzir os poderes do Supremo Tribunal Federal. É o que informa o jornalista Daniel Weterman, no jornal Estado de S. Paulo. “A cúpula do Centrão pôs no papel uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite aos deputados e aos senadores anularem decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), prerrogativa que o Legislativo não tem hoje.

…DA LEI
O texto dá ao Congresso o poder de revogar julgamentos da mais alta Corte do País sempre que a decisão judicial não for unânime e houver uma alegada extrapolação dos ‘limites constitucionais’”, escreve Weterman.
FESTEJO
Bolsonaro confirma presença no São João de Caruaru. A passagem do presidente pela cidade vai acontecer no dia 23 de junho. No dia 24 ele vai ao São João de Campina Grande.
VISITA
A visita de Lula (PT) a Pernambuco, adiada primeiramente por causa da crise das chuvas no estado, foi novamente postergada. Planejava-se um ‘giro pelo Nordeste’, contemplando a pré-campanha de Danilo Cabral (PSB), ainda na segunda quinzena deste mês.

MOTIVO
De acordo interlocutores das conversas com o ex-presidente, Lula está hesitante em desembarcar em estados onde o palanque está dividido.
MAESTRO
O pianista e maestro João Carlos Martins celebra os 82 anos num concerto especial de aniversário no próximo dia 21, às 21h, no Teatro Bradesco, em São Paulo. A apresentação tem a presença da Bachiana Filarmônica SESI-SP.
CONCERTO
O repertório do concerto passará por Mozart, Freddie Mercury e Vinicius de Moraes, em companhia dos cantores solistas Jean William e Karen Stephanie. O maestro faz aniversário no dia 25 de junho.
FOTO DO DIA:
