Da Redação – A jornalista e ativista da causa animal Goretti Queiroz está na mira do Governo de Pernambuco para assumir a recém-criada Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. A pasta será responsável por executar políticas públicas de proteção aos animais em todo o estado.
Goretti conhecida por suas reportagens contundentes sobre maus-tratos e campanhas de adoção, surge como nome forte para pilotar a equipe. Amigos e colegas destacam seu compromisso histórico. Caso confirme a escolha, Goretti terá à disposição a base técnica montada pela antecessora Ana Luiza Ferreira. A ex-secretária é elogiada por montar um time afinado e experiente e deixou o cargo para assumir a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

Com a nomeação, a Secretaria poderá ampliar fiscalizações, campanhas educativas e parcerias com protetores independentes. Novo secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, já sinalizou a interlocutores que irá manter a estrutura já consolidada, fazendo ajustes pontuais para acelerar projetos em todo o estado — de castramóveis até leis de proteção. Esse foi um pedido da própria governadora Raquel Lyra (PSD).