Por Ricardo Antunes — Tanto cobramos que o Governo de Pernambuco, enfim, anunciou restrições para todo o estado. Embora seja difícil vislumbrar efeitos no toque de recolher entre 22h e 5h, essa é a medida que já vinha sendo adotada em vários estados e municípios.
Até o dia 10 de março, bares, restaurantes e outros serviços não essenciais terão seu funcionamento reduzido. Isso porque só agora descobrimos que a ocupação dos leitos hospitalares beira ou ultrapassa os 90%. Resta ver o que virá depois, pois a Covid segue em ritmo crescente em número de mortes. Especialistas dizem que março será ainda pior. Vamos torcer para eles não estarem certos.
DORIA É QUEM INSISTE EM NÃO ACORDAR
O governador de São Paulo, João Dória, é que persiste em relaxar as medidas, e vem irritando o setor médico. Apesar de dizer que segue as recomendações, constantemente opta por fazer concessões. São Paulo não informou o percentual de leitos hospitalares ocupados no estado, que dispõe da maior rede do país, mas registra alguns dos piores números na pandemia.

PRIMEIRA DERROTA DE LIRA NO COMANDO DA CÂMARA
Menos de um mês após obter uma acachapante vitória e se eleger presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira experimentou o primeiro dissabor. Não conseguiu avançar com a PEC da Impunidade, que sonhava aprovar para evitar novos casos como a prisão do colega Daniel Silveira. Logicamente continuará dando as cartas na Casa, mas o revés veio cedo demais.
CONGRESSO VAI PARAR NOVAMENTE
Com restrições em Brasília-DF, os deputados federais decidiram diminuir a circulação nos gabinetes da Câmara e voltar com o home office. Após um mês com sessões lotadas em função da eleição da Mesa Diretora e polêmicas sem fim, a justificativa oficial vem a calhar para passar panos quentes em algumas questões.
FACHIN MARCA JULGAMENTO DE DESEMBARGADORES
Relator da Operação Lava-Jato, o ministro do STF Edson Fachin pautou para os dias 5 e 12 de março o julgamento sobre a suspeição de três desembargadores que condenaram o ex-presidente Lula. A alegação é da defesa do petista que entrou com pedidos de habeas corpus. Se forem declarados suspeitos, todos os julgamentos do TRF-4 no caso poderão ser anulados.

SUBSTITUIÇÃO
Ganha força para substituir André Brandão no comando do Banco do Brasil o nome de Antônio José Barreto Júnior, secretário-executivo do Ministério da Cidadania. Ele é o responsável por operacionalizar o coronavoucher.
Engenheiro mecatrônico, com MBA em Gestão Empresarial e pós-graduado em marketing, Barreto é servidor de carreira do BB desde 1998, onde ocupou gerências de governo no Rio e em São Paulo. Ele também já passou por seis ministérios.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sexta-Feira, 26/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







