Por Marcos Lima – Enquanto o prefeito João Campos (PSB) abusou do marketing e de uma competente divulgação, embora seu secretário de Imprensa seja um “chato de galocha”, o governo Raquel Lyra deu nova derrapada no quesito Comunicação. Embora tenha feito uma coletiva de imprensa para apresentar os preparativos para o Carnaval, não houve nem coletiva nem mesmo qualquer release com a avaliação das festas de Momo em todo o Estado. E olhe que ela andou. E muito. Por vários municípios.
Já na terça-feira (13), um dia antes da Quarta-Feira de Cinzas, a Prefeitura do Recife enviou pauta aos jornais, convocando uma coletiva para as 07h30 da manhã. Isso mesmo, 07h30 da manhã. E por qual motivo? Como o prefeito tinha horário para viajar a Nova York, onde vai receber um prêmio pelo Compaz, ele fez questão de comandar a reunião com a imprensa.

A Prefeitura de Olinda também fez o mesmo, só que nesta quinta-feira (15), pois os festejos de Momo se estenderam na Marim dos Caetés até à noite de ontem. E quem falou, além do prefeito? A secretária Mirella Almeida, que será candidata à sucessão do Professor Lupércio.
O secretário de Turismo, Daniel Coelho, também candidato à Prefeitura do Recife, não teve a mesma sorte. Ou será que o governo não tinha nenhum número para apresentar?

Não houve iniciativa do Governo Raquel Lyra, nem mesmo da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), para fazer um balanço da segurança do Carnaval de Pernambuco. Nem tampouco da Empetur, com os números dos turistas que vieram conhecer nossa maior festa popular.
A falta de sintonia na equipe de Comunicação do governo é tanta que nem mesmo os assessores das pastas sabem responder. Quando procuramos saber se haveria uma coletiva do secretário de Turismo, Daniel Coelho, ou do presidente da Empetur, Eduardo Loyo ou, ao menos, um release, a resposta era uma só: “Sugiro entrar em contato com a assessoria do Governo para receber esta informação”.
Em mais de 40 anos de jornalismo, eu nunca vi nada parecido com isso.