Com informações do G1 — O governo federal oficializou a transferência da gestão, operação e manutenção da rede metroferroviária do Grande Recife para a iniciativa privada. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da quinta-feira (22), por meio da Resolução nº 324 do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), assinada pelo ministro das Cidades, Rui Costa.
Atualmente, o metrô é administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estatal vinculada ao Ministério das Cidades. A mudança envolve um processo de concessão pública que será conduzido pelo BNDES, com previsão de repassar a responsabilidade integral ao governo de Pernambuco, que deve, então, conceder a operação à iniciativa privada.
A resolução prevê três etapas: a transferência dos bens federais ao estado, a concessão da operação a empresas privadas e, por fim, a posse definitiva dos imóveis pela gestão estadual. Um acordo de cooperação técnica entre União, BNDES e governo estadual será firmado para alinhar os compromissos da transição.
O sistema de metrô da capital pernambucana é alvo frequente de críticas devido ao seu estado de sucateamento. Com 37 estações e duas linhas (Centro e Sul), o serviço é considerado essencial, mas enfrenta falhas recorrentes. Ainda não há prazo oficial para a concretização da transferência.